Arte com Papel

Artesanato Com Gesso: Sugestões De Como Fazer Belas Peças

peça de gesso
Compartilhe

O gesso é um material que eu, particularmente, acho bem interessante de trabalhar. Além dele nos permitir fazer diferentes peças, ele é também uma verdadeira tela em branco para pintarmos como bem quisermos.

Desse modo, no post de hoje eu trouxe várias sugestões de como fazer artesanato com gesso aí mesmo na sua casa. Vou te mostrar que é possível fazer não só artesanato decorativo, mas também lembrancinhas para festa por exemplo. Você só vai precisar do molde certo.

Portanto, se você ficou curiosa para saber como fazer artesanato com gesso e as ideias que eu tenho para te inspirar, continua lendo esse post que você já vai descobrir!

A base para qualquer tipo de peça:

Antes de mais nada é preciso saber como fazer a base para suas peças de artesanato em gesso, afinal de contas a base será sempre a mesma.

Para fazer nossa massa de gesso vamos precisar de apenas dois ingredientes:

  • Pó de gesso (você encontra em lojas de material de construção)
  • Água

Além disso, ainda vamos usar uma vasilha, de preferência de plástico, para misturar o gesso e uma espátula ou colher para misturar bem os ingredientes.

Com esse passo a passo em foto é bem fácil de perceber a consistência que vamos querer ao misturar a água com o pó de gesso.

Agora fica fácil fazer diferentes tipos de artesanato com gesso, basta ter o molde certo, ou improvisar com o que você tem em casa.

Dica: Você pode comprar um tipo especial de geso que é mais resistente em lojas que vendem materiais odontológicos – Ele é conhecido como gesso alfa e tem nos tipos I, II e III.

Ideias de artesanato com gesso:

Primeiro você aprendeu a fazer a massa do gesso, correto? Pois agora eu tenho várias sugestões de peças para te inspirar. Vamos lá!

Como fazer vasos:

Vasos são elementos decorativos bem coringas e podem ser usados tanto em casa, quanto em festas e eventos. E é super fácil fazer um vaso como esse em gesso, basta utilizar a massa de gesso, um balão transparente, um funil e aquelas bombas para encher balão de festa.

Você vai colocar o gesso dentro do balão e cuidado para não colocar muito pouco e seu vaso ficar muito fino depois. Em seguida vai bombear cerca de 25 a 30 vezes e ia distribuindo o gesso no interior do balão (mas trabalhe rápido porque o gesso costuma secar rápido).

Deixe o gesso secar por pelo menos 24 horas e no dia seguinte é só retirar o balão e pintar o seu vaso como preferir. Só não esqueça de passar tinta à prova d’água no interior e finalizar com um selante.

Foto walmart

Se você tiver formas de silicone em casa, vai ficar bem mais fácil de fazer seu artesanato com gesso. Esse vasinho por exemplo foi feito em uma forma de silicone.

Para fazer um vaso com essa forma você deve colocar um pouco de massa de gesso no interior da forma e em seguida colocar um copo para o gesso se acomodar e você já ter o interior de vaso pronto. Depois de seco é só retirar o copo e cuidadosamente tirar o vaso da forma de silicone.

DICA: Algumas pessoas dizem que passar um pouquinho de óleo de cozinha no interior da forma ajuda a tirar o gesso com mais facilidade depois de seco.

Mais ideias de vasos em gesso:

Foto balconygardenweb
Foto balconygardenweb
Foto balconygardenweb

Esculturas:

Já para fazer esculturas em gesso, tudo vai depender do tipo de forma que você usar. A forma pode ser inteira feita em silicone e você enche todo o seu interior, ou ter apenas uma metade. Existem ainda algumas que você junta as metades e faz uma peça só.

O legal das esculturas é que as de tamanho menor ficam bem legais como lembrancinha de aniversários ou outras datas especiais. Separei inclusive uma sugestão para nascimento de bebê que pode ser entregue a quem for visitar o recém-nascido. Lembrando que a pintura vai de acordo com o sexo do bebê, por exemplo.

Foto Elo7

As namoradeiras são um tipo de artesanato bem comum no Sudeste (se você quer conhecer mais sobre o artesanato das diferentes regiões do país dá uma olhada nesse nosso artigo clicando aqui).

Nessa sugestão de artesanato com gesso utilizamos as formas únicas. Coloca-se o gesso em seu interior e espera secar. Como ela é de silicone fica fácil retirar depois mesmo depois do gesso seco.

Foto spiritdiy

Por sua vez, esse escultura como foi feita com uma luva cirúrgica. Colocamos o gesso dentro até preencher toda a luva e em seguida deixamos secar de um dia para o outro. O legal é que ela se transformou em algo super funcional.

DICA: Você pode usar na decoração do seu artesanato com gesso pedras e pérolas. Fica um efeito bem legal, vale a pena experimentar!

Mais dicas de artesanato com gesso para fazer esculturas:

Foto Elo7 by Marcia Zanetti

Foto Elo7 by artemaos

Foto Elo7 by esculturas do gesso
Foto blisy

Pintando seu artesanato com gesso:

Por fim, tenho algumas dicas para você de como pintar suas peças em gesso. Alguns materiais são melhores para pintar gesso, como por exemplo:

  • Tinta acrílica
  • Tinta spray
  • Canetas permanentes

O mais legal na hora de pintar é deixar a sua imaginação correr solta e eu tenho certeza de que suas peças vão ficar bem legais.

Só para exemplificar, lembra da textura marmorizada por imersão que eu ensinei já aqui para você? Você pode usar essa mesma técnica no seu artesanato com gesso e eu sei que vai ficar bem interessante o resultado.

Foto Elo7 by artesanatomineiro

Por outro lado, algumas esculturas, como as namoradeiras, pedem uma pintura mais realista, então preste bastante atenção nos detalhes e deixe sua peça o mais real possível.

Chegamos ao final e eu espero que você tenha gostado das minhas sugestões de artesanato com gesso. Você vai ver que é bem fácil de se trabalhar com esse material e que você consegue criar vários tipos diferentes de peças.

Hora de colocar a mão na massa!

Até a próxima!


Veja também:
Como fazer artesanato com barbante

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Arte com papel

Arte com papel

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

Leave a Comment

Artigos Recentes
Receba Novidades Por Email
Seu e-mail estará protegido
Redes Sociais