Arte com Papel

como iniciar na arte do feltro

Arte em Feltro: O Que é e Como Começar

Arte em Feltro: O Que é e Como Começar
5 (100%) 1 vote

 

Se você ama artesanato provavelmente já fez alguma arte em feltro, acertei? Caso não tenha feito ainda, precisa conhecer as peças incríveis que você pode fazer utilizando este material!

O feltro é um dos materiais mais utilizados na produção artesanal. Ele é bastante versátil e pode ser encontrado em diversas cores muito lindas! Também é possível achá-lo com diferentes estampas, perfeitas para serem utilizadas no artesanato!

feltro estampa de estrela e bolinha

É super vantajoso usar o feltro em suas produções, pois além dele não ser muito caro, é muito fácil de encontrá-lo. Basta comparecer em algum armarinho (veja como montar um armarinho aquiou lojas de tecido, ou até mesmo procurar em lojas pela internet.

Ele é um tipo de material bastante maleável e fácil de utilizar para criar muitos tipos de artesanato.

Sendo assim, aproveite agora mesmo para conhecer mais sobre a arte em feltro e confira nossas dicas para você começar a fazer este tipo de arte! Aproveite!

Conhecendo o Feltro

Apesar de nem todo mundo ter essa informação, você sabia que o feltro não é um tecido? Ele lembra bastante, porém, seu processo de produção é diferente do que o processo de produção do tecido. Veja como ele é produzido abaixo:

 

O feltro é considerado um Tecido Não Tecido, também conhecido como TNT. Ele é feito de papel e alguns pelos de animais ou fibras de poliéster, inclusive, pode ser feito com lã.

Diferentemente dos tecidos, o feltro é feito através de um processo conhecido como calandragem. A calandra não tece, ela apenas compacta o papel e os pelos de animais ou fibras de poliéster unindo-os e formando o que parece um tecido.

Com o feltro, você pode criar ótimos produtos feitos de maneira artesanal. É possível fazer muitas peças bastante funcionais como chaveiros, carteiras e necessaires.

Você também pode criar diversos objetos decorativos como guirlandas e enfeites, em geral. Outras ótimas criações são as lembrancinhas para festas e eventos, o feltro é ótimo para ser utilizado com esta finalidade.

Além disso, é possível fazer brinquedos como bonecas e bichinhos que as crianças costumam adorar.

bichinhos feitos com feltro

Todas as peças artesanais que você pode criar são bastante procuradas no segmento. Portanto, a possibilidade de ter ótimas vendas é muito grande!

Caso você esteja produzindo para você mesmo ou para presentear, vale lembrar que você poderá criar peças diversas que servirão perfeitamente para estes fins!

Então, veja a seguir mais informações sobre arte em feltro, conheça as dicas principais para iniciantes e aprenda como começar neste tipo de arte!

Dicas Para Iniciantes

Para quem está começando no artesanato com o feltro existem algumas dicas que são fundamentais. Por exemplo, é muito importante conhecer os materiais que serão seus aliados para produzir as peças. Confira abaixo!

Canetas Para Marcações

caneta para marcarcao em tecido de feltro

O primeiro material que pode ajudar bastante na produção da arte com feltro é a caneta. O ideal é que você tenha uma de cor clara para os tecidos com cores escuras e uma de cor escura para os tecidos de cores claras.

As canetas servirão para traçar e transferir moldes, caso você opte por utilizá-los. Elas também podem servir para fazer desenhos e detalhes decorativos. Existem muitas canetas com tintas metálicas como as prateadas e douradas, elas são perfeitas para decorar!

Linhas

Outro material bastante presente nas produções com feltro é a linha. Você pode escolher entre diversos tipos de linhas como a de costura simples, a de pesponto, a linha 10,  a invisível, a de crochê e a de meada.

As linhas com fios mais largos e grossos como a de crochê funcionam bem para detalhes mais aparentes como bordados no feltro. Já as mais finas como a de costura simples e meada são boas opções para costurar as bordas e criar as peças, pois elas são mais delicadas e aparecem menos.

A linha 10, por ser mais resistente, é ótima para costurar pedrarias e botões e detalhes, em geral. E a linha de nylon conhecida como invisível é perfeita para fazer costuras que você quer que fiquem imperceptíveis.

Agulhas

Junto com as linhas, outro material que está sempre relacionado é a agulha. Você pode escolher a numeração da agulha de acordo com a peça que vai fazer.

A agulha de ponta fina é bastante recomendada para costurar feltro. Se você quiser fazer detalhes mais visíveis procure utilizar uma agulha mais grossa e vice-versa.

Lembre-se de sempre guardar bem as agulhas para evitar perdas e acidentes!

Colas

Caso você não não tenha muita habilidade para fazer costuras, é importante que você saiba que tem a opção de utilizar colas para fazer suas peças.

Uma ótima cola que você pode usar é a cola quente, pois ela possui secagem bastante rápida, além de ser bastante eficaz. Ela é perfeita para colar feltro sobre feltro, no entanto, não é tão recomendada para colar outros materiais no feltro.

Então, para fazer acabamentos e colar detalhes, você pode utilizar cola universal ou cola de silicone. A cola de silicone demora mais para secar, caso você esteja precisando de uma secagem rápida, utilize a cola universal. (veja outros tipos de cola aqui)

Com estes conhecimentos é só colocar a criatividade para funcionar e começar a produzir! Boas criações!

 

Fonte fotos:

  1. https://liagriffith.com/felt-diy-elephants/
  2. www.jetpens.com
  3. craftywoolfelt.com/

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

Deixe Um Comentario