Arte com Papel

monte sua rede de contatos profissionais na area do artesanato

A Importância do Network no Artesanato

A Importância do Network no Artesanato
5 (100%) 1 vote

 

Você já ouviu falar em Network? Caso ainda não conheça o termo, saiba que está perdendo um ponto muito importante para garantir o sucesso de suas vendas e reconhecimento de seu trabalho artesanal.

O Network corresponde à criação de uma rede de contatos para aumentar as chances do seu negócio pessoal decolar. Ou seja, ao criar uma rede de contatos você conseguirá expandir as possibilidades de alcançar suas metas e vender seus produtos.

A criação do Network abrange aquisição de novos clientes, propostas para fazer a exposição de suas peças artesanais, participação em feiras, novas parcerias e troca de informações e novidades do universo do artesanato.

Você pode reconhecer que já tem sua Network, mesmo que você não conhecia o termo. Mas também, este pode ser seu primeiro contato com este aspecto considerado tão importante para o mundo profissional.

De qualquer modo, é fundamental que você construa sua Network ou faça a manutenção da sua rede de contatos para conseguir êxito na vida de artesão. Então, vem com a gente para saber como criar ou manter sua rede de pessoas funcionando!

Como Criar Uma Boa Rede de Contatos

Para você criar sua rede de contatos você precisa estar atento ao universo do artesanato e estar presente e em contato com as pessoas da área. Sejam clientes ou outros artesãos, é fundamental não isolar-se.

Procure comunicar-se bastante, seja uma pessoa adepta das redes sociais e mantenha bastante contatos e relações com seus clientes e companheiros de profissão.

Tente perder a timidez e começar novas amizades com pessoas que também são apaixonadas por artesanato como você.

É importante estar presente nos grupos tantos pessoais quanto virtuais. Participe de feiras, eventos, cursos e workshops sobre artesanato. Entre nos grupos do Facebook e LinkedIn, saiba identificar em que local estão as pessoas que fazem ou simplesmente são admiradoras de artesanato. Estes são os locais ideais para você participar e frequentar!

Como Manter Seu Network

Uma vez que você já possui um Network deve se preocupar como mantê-lo, aqui daremos dicas essenciais para que você não perca as pessoas que estão na sua rede de contato.

A primeira delas é que você posicione-se de forma ética, procure não agir impulsivamente, nem tomar atitudes que podem prejudicar sua imagem social. Nesse quesito, é importante que você não fale mal das outras pessoas da área e evite ser uma pessoa tóxica.

Sua companhia deve ser agradável, não lote as caixas de entradas de e-mails, ou as mensagens do Facebook e Whatsapp dos seus contatos com propagandas impessoais das suas peças artesanais e trabalho. Faça divulgação de forma consciente e tente utilizar técnicas em que todos sintam-se exclusivos.

Continue participando dos grupos, não adianta apenas entrar em cada um deles, é importante manter contato e continuar trocando mensagens e novidades da área.

Também é fundamental continuar participando das feiras e eventos de artesanato. Continue comunicando-se com as pessoas e, se possível, expanda sua rede de contatos para atingir mais pessoas e conseguir muitos benefícios.

Benefícios Em Ter Boas Conexões

São inúmeros os benefícios em ter uma boa Network, se você parar para pensar por alguns instantes notará o quanto já evoluiu em sua carreira artesanal graças às suas relações interpessoais.

Se não fosse por tal pessoa que você se lembra, talvez você nunca teria entrado na área. Ou talvez não conseguiria ter participado de tal curso ou feira de artesanato.

A sua rede de contatos pode ser responsável pelo surgimento de novas oportunidades e pelo êxito da sua vida profissional.

Ao mesmo tempo estar em contato com pessoas com interesses em comum pode gerar inspiração e novos conhecimentos. Muitas vezes o fato de estar em contato com sua rede de contatos pode te ajudar a manter a motivação e o amor pelo artesanato vivo.

Além disso, é uma forma de ter momentos de descontração, mesmo que você esteja focado em seu negócios artesanais, conversará com pessoas diferentes e aprenderá coisas novas que provavelmente ajudará a deixar sua mente mais arejada.

Separe Momentos Para Participação Social

São as pessoas que permitem muitos benefícios para sua vida, você precisa ter consciência de que trabalhando de forma individual ou anti social seu negócio tende a estagnar.

Caso você seja uma pessoa muito tímida ou que não gosta de contato social, procure contratar pessoas que te ajudem a manter a divulgação de seu trabalho e sua rede de contatos funcionando, mesmo que seja virtualmente.

Você pode contratar pessoas da área de marketing e geração de conteúdo, para que administrem suas redes sociais e blogs. Porém, lembre-se que na área de artesanato é praticamente inevitável não ter contato com o cliente. Em qualquer área em que haja vendas de produtos, é extremamente necessário manter-se em contato com clientes já conquistados e também com novos clientes.

Sua Network dependerá profundamente da sua capacidade de ao menos separar alguns momentos para participar de ocasiões sociais. Portanto, não deixe de aproveitar as oportunidades!

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

Deixe Um Comentario