Arte com Papel

costura para iniciantes

10 Dicas de Costura

10 Dicas de Costura
5 (100%) 1 vote

 

Você consegue imaginar um mundo sem costura, é difícil, não é mesmo? Isso porque a costura é um tipo de arte que faz parte do nosso cotidiano e, muitas vezes, nem paramos para pensar sobre a sua importância! 

O ato de costurar possibilita diversos tipos de técnicas artesanais. Através da costura muitas pessoas além de colocarem sua criatividade e habilidades manuais para funcionar, também conseguem realizar uma atividade prazerosa, terapêutica e até mesmo lucrativa. 

É claro que para começar a costurar e adquirir bastante prática é necessário exercitar a paciência e o poder de concentração. Afinal, para melhorar cada vez mais em determinada arte é sempre necessário praticar e prezar pelos melhores resultados!

No entanto, para facilitar sua vida hoje selecionamos 10 dicas de costura que com certeza irão ajudar! Estas dicas não são apenas para iniciantes, mas podem ser úteis até mesmo para costureiros e costureiras que já têm muita prática e habilidade! 

Sendo assim, confira agora mesmo todas as dicas que abordaremos e continue aprimorando suas habilidades técnicas para criar lindas peças! Aproveite e aprenda como ser mais ágil e tornar cada processo menos doloroso! 

1. Como Passar a Linha na Agulha Com Facilidade? 

A primeira dica serve para dar mais agilidade ao processo de passar a linha pelo buraquinho da agulha! Você provavelmente já teve um problema com isso, acertei? Esta dificuldade é uma das primeiras que nos deparamos quando vamos costurar.

Apesar da dica de algumas vovós ser passar um pouco de saliva na ponta da linha, você pode facilitar o processo de uma maneira bem mais profissional. A dica aqui é utilizar spray de cabelo na ponta da linha. O spray deixa a linha mais firme, dessa forma, fica muito mais fácil manuseá-la e inseri-la na cabeça da agulha! 

2. Como Fazer a Costura Com Uma Margem Perfeita? 

Existem duas dicas que selecionamos para você conseguir fazer uma costura perfeita! A primeira delas envolve unir dois lápis com fita adesiva ou elástico, assim, você conseguirá criar dois traçados e seguir a marca da linha exterior.

O segundo processo é para quem prefere trabalhar com moldes. Existem alguns modelos disponíveis que vêm com o recuo demarcado. Estes centímetros sobrando no tecido criam uma margem de segurança que permite o alcance da margem perfeita em sua costura! 

3. Como Costurar Bainha de Forma Fácil? 

A dica para você fazer suas bainhas com muito mais facilidade é criando seu próprio molde de bainha! Você pode fazê-lo utilizando papel kraft com gramaturas maiores, ou seja, com a folha mais grossa. 

Para fazer o molde você precisará, além do papel kraft, de lápis e régua, assim poderá criar várias marcações de acordo com as bainhas que serão necessárias em suas peças. Com seu molde de bainha criado, é só dobrar o tecido de acordo com o tamanho que precisa e marcar a dobra com ferro de passar quente. 

4. Não Dispense a Cola

A cola líquida ou em bastão pode ser uma ótima aliada seja para fixar papéis, para fechar pences ou criar seus moldes. O ideal é utilizar a cola bastão, pois ela evita excessos e respingos. 

5. Faça Riscos Leves e Utilize Borracha

Os traçados de seus moldes e marcações devem ser sempre leves e fáceis de serem apagados. Para isso, utilize lápis HB, lapiseiras 0.7 ou 0.9 e borracha macia toda vez que precisar fazer a apagar traçados.

6. Como Costurar um Elástico Corretamente? 

Algumas peças precisam da aplicação de elástico justamente porque eles aumentam a flexibilidade do tecido. Sendo assim, é importante costurá-los corretamente para manter a elasticidade necessária. 

Por isso, você não deve fazer costuras retas e horizontais para fixar o seu elástico. O correto é costurá-los com o ponto zigzag. 

7. Prenda os Botões Com Máquina de Costura

Os botões precisam de um ótimo acabamento e para isso acontecer o ideal é fazê-los com máquina de costura. Além disso, por ser um processo manual trabalhoso, você otimizará seu tempo ao prendê-los com a máquina! 

8. Use Elásticos Como Guias de Costura

Uma dica perfeita para quem utiliza máquina de costura é utilizar elásticos em sua base. Os elásticos na base da máquina de costura estabelecem limites fundamentais e poupa seu trabalho de riscar o tecido. 

Você pode expandir ou diminuir os limites apenas movimentando-os de acordo com a sua necessidade.

9. Utilize Carretéis Maiores

Os carretéis pequenos na máquina de costura tendem a tornar o processo bem mais lento e trabalhoso, pois toda hora é necessário parar a costura e trocar o carretel. Dessa forma, uma ótima dica é utilizar carretéis maiores para costurar, assim, você diminuirá seu trabalho e aumentará sua produtividade!

10. Conte Com a Ajuda de Organizadores

Existem diversas formas de manter seus materiais de costura fáceis de serem encontrados e utilizados. Uma delas é fazendo organizadores para cada material. 

Você pode criar um cantinho específico da costura e usar etiquetas, potes de vidro ou plástico e caixinhas, assim, nunca mais vai perder os itens essenciais para fazer suas costuras!

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

Deixe Um Comentario