Arte com Papapel

Loja artesanato

Veja isso antes de montar sua loja de artesanato online

Veja isso antes de montar sua loja de artesanato online
5 (100%) 1 vote

 

 

Se você é um fabricante de produtos feitos à mão, ou seja, um artesão, e está procurando dicas de como montar sua loja de artesanato online, esse artigo é exatamente feito para você! Hoje iremos falar desse assunto, que diversas pessoas possuem diversas dúvidas.

Por si só, o artesanato é comumente visto por diversas pessoas, como somente um hobby, mas não é exatamente assim, não é mesmo?

Claro que não! Se você trabalha com artesanato, nada pode lhe impedir de criar o seu próprio negócio. E não é à toa, que cada dia vemos mais lojas de artesanato online na rede, deixando o trabalho de milhares de artistas mais conhecidos.

Uma dificuldade muito comum entre a maioria dos empreendedores, ao criar seu negócio próprio, são as questões que podem diferenciá-los no mercado.

Quando você opta por vender mercadorias comuns, como videogames, óculos ou relógios, será um pouco difícil conseguir inovar em variedade de produto, fazendo com que você acabe vendendo mais do mesmo.

E qual é sua saída, para vender mais? Oferecer preços cada vez mais baixos, fazendo com que os clientes optem por comprar os produtos com você, mesmo com tanta opções de lugares para compra.

Porém, não é isso que ocorre no mercado de artesanato, porque não são assim que as coisas funcionam. Ao criar produtos feitos à mão, os mesmos já possuem a grande vantagem de serem exclusivos.

Ou seja, não irão existir muitas unidades, fazendo com que você possa agregar valor ao seu produto, dando a você, maior flexibilidade no momento de estipular o preço de suas peças.

Mas e para montar sua loja de artesanato online?

Você provavelmente, ao ler milhares de tutoriais e passo a passos de como montar uma loja de artesanato online, deve ter visto que o primeiro caminho é optar por uma plataforma ou mesmo, criar um site, no momento de inicializar uma operação de comércio eletrônico.

Pode ser muito mais simples do que você imagina. Primeiramente, você vai precisar tirar boas fotos de seus produtos, e investir na validação do mesmos. Por que? Para primeiro colocá-los no mercado, entendendo se existe realmente interesse de clientes, pelos seus produtos.

Crie inicialmente uma página no Facebook ou Instagram, e comece a postar fotos de seus produtos e veja como é a aceitação do público. Dessa maneira, você pode começar a vender via Mercado Livre ou mesmo por contatos de mensagens diretas dessas redes sociais, vendo como é o fluxo de venda de seus produtos.

Caso o seu processo de criação de produtos, seja consideravelmente rápido, você pode começar hoje mesmo anunciar os seus primeiros produtos.

E se acaso tiver, reservas suficientes, a dica é investir em posts patrocinados, em redes sociais, ajudando no encaminhando do processo de validação de seus produtos, e fazendo você entender o que realmente está sendo oferecido aos seus clientes, mas prestando atenção ao valor dos mesmos, não aos olhos de seus clientes.

Comece estudando sobre negócios

planejando negocio para venda de artesanato

Depois de passar por essa primeira etapa, de divulgação dos seus produtos, é chegado o momento de profissionalizar o seu próprio negócio.

Muitas pessoas trabalham com artesanato, não possuem conhecimentos gerais sobre negócios e gestão de pequenas empresas, e uma dica muito importante, mesmo que seja somente uma loja online, é se aprofundar no estudo de negócios.

Por que isso é importante? Porque ao abrir sua loja de artesanato online, conseguindo definir bem o seu público-alvo, aprender a lidar com contabilidade, contratação de colaboradores, como expandir seu próprio negócio e etc., e você vai precisar levar tudo isso a sério.

Por que atuar em um nicho definido?

escolha o nicho para atuar

Mesmo que você seja um artesão, que tenha gosto por criação de peças variadas, e que possam servir a diferentes tipos de públicos, não podemos deixar essa recomendação de lado.

É muito importante você reunir seus esforços, buscando a direção em um nicho específico de clientes, ou seja, focar em um público-alvo.

Quando você cria qualquer tipo de negócio, precisa encontrar qual é o cenário ideal e de qual grupos de pessoas que você terá que “chamar a atenção”, para que elas decidam comprar os produtos diretamente de você.

E outro ponto, saber fazer a sua própria identificação, pois os clientes vão se engajar a sua marca própria, comentar sobre ela, gerando recorrência para o seu caixa.

Caso você atue com o artesanato, para diferentes públicos, sua empresa pode acabar não sendo reconhecida no mercado, como especialista em algo, por exemplo.
O que pode aumentar as chances de poder perder o foco, cair no esquecimento do público e consequentemente, não ter o sucesso que você espera com sua loja de artesanato online.

Analise todas essas dicas antes de criar sua loja de artesanato online, e não tenha prejuízos no momento de sua criação. O intuito de uma loja de artesanato online, não é somente vender os seus produtos, mas sim fazer com que você seja reconhecido no mercado e as pessoas passem a procurar por seus serviços. Boa sorte!

 

 

 

Fonte imagens

www.pixabay.com

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

5 comentários sobre “Veja isso antes de montar sua loja de artesanato online

Deixe Um Comentario