Arte com Papapel

cortar papel tipos maquinas

Tipos De Guilhotina Para Cortar Papel

Tipos De Guilhotina Para Cortar Papel
5 (100%) 2 votes

 

Você sabia que existem diferentes tipos de cortadores de papel e aparadores? Pois saiba que há vários tipos de guilhotina para cortar papel. E esta informação é fundamental para quem trabalha com artesanato.

É importante que você conheça os diferentes tipos de cortadores de papel para que possa escolher o ideal para cada tamanho de papel e para cada um de seus artesanatos.

O aparador de papel serve para você apenas aparar partes que não deseja. Já o cortador de papel faz cortes muito variados e em tamanhos maiores.

Os cortadores de papel têm usos e finalidades diferentes, dependendo da aplicação. Aqui veremos alguns dos tipos de guilhotina para cortar papel.

Confira agora mesmo, qual destes tipos é o ideal para o trabalho que você está fazendo. Vem com a gente!

Guilhotina de Mesa

maquina de mesa para cortar papel

A guilhotina de mesa é a opção que apresenta menor porte. Ela é conhecida como guilhotina de facão, pois nela o corte é feito por uma lâmina que parece uma faca.

Na guilhotina de facão ou de mesa é possível cortar poucas unidades de folhas. Geralmente no máximo 5 folhas. E o corte depende da mão da pessoa que vai operar o corte.

Existem marcas que possuem sistemas que ajudam a fixar as folhas no momento do corte. Há também marcas que oferecem uma forma de visualizar o local exato para o corte do papel.

Para pessoas que trabalham com embalagens e plotadoras, há um modelo de guilhotina de mesa com uma faca que possui 1 metro de comprimento. Este modelo serve principalmente para cortar papelão ondulado em grandes folhas. O corte é feito um por um.

Refiladora

refiladora de mesa

Quando substitui-se a faca gráfica por uma roda afiada, a guilhotina de mesa transforma-se em uma refiladora. Ela tem medidas bastante parecidas com as das guilhotinas de mesa, vai desde os 30 cm podendo chegar até pouco mais de 1 metro.

O corte da refiladora é feito através do movimento da pequena roda afiada ao longo de uma guia. Dessa forma, o corte da refiladora é ligeiramente mais preciso do que a guilhotina de facão.

A refiladora é uma ótima opção para quem precisa de um corte mais preciso. Ela é comumente usada em estúdios, algumas copiadoras e pequenas gráficas.

Guilhotina Manual

maquina corte papel manual

A principal diferença entre a guilhotina manual e a guilhotina de mesa é que a manual permite fixar uma pilha de papéis e cortá-los ao mesmo tempo. Seu corte também é bastante preciso por contar com fixadores de papel.

O corte da guilhotina manual é feito por meio de um braço mecânico. Este braço amplifica a força do operador sobre a faca gráfica.

Existem opções de guilhotinas manuais que vão de 1 cm a cerca de 10 cm de boca. Dependendo do tamanho escolhido você consegue cortar de 100 folhas de 75 gramas até cerca de 1000 folhas por vez. Apesar de cortar papéis grossos a quantidade diminui variando de acordo com a espessura destes papéis.

A guilhotina manual pode apresentar uma régua que dá a medida exata do corte através de um visor. Algumas podem também ter uma luz de corte, que aponta exatamente onde a lâmina vai pegar na folha.

Guilhotina Semiautomática

corte papel semiautomatico

Diferente da guilhotina manual que exige bastante força para que o corte seja preciso, na guilhotina semiautomática foi inserido um motor elétrico para deslocar a faca de corte, dessa forma, não há tanto esforço.

Para ser acionada geralmente usam-se dois botões ou dois pedais para evitar acidentes com as mãos.

Na guilhotina manual o ajuste do papel e a descida da prensa continua sendo feita manualmente. Por este motivo ela é chamada de semiautomática, sendo uma intermediária entre a manual e a automática.

Guilhotina Automática

maquina de corte papel automatico

Este tipo de guilhotina para cortar papel é totalmente automática. Não há praticamente nenhum esforço da pessoa que está operando-a, ele só fica responsável pelo ajuste da máquina.

Para utilizá-la o operador coloca as folhas na máquina, acerta as folhas usando os botões de ajuste do batente lateral e traseiro. Depois deste processo usa-se o comando duplo e a máquina desce a prensa e executa o corte.

Algumas guilhotinas automáticas possuem pequenos furos de ar comprimido, que fazem as folhas deslizarem na mesa da guilhotina. Graças à estes furos pilhas de folhas pesadas parecem pesar muito menos.

Neste tipo de guilhotina um pequeno computador controla a movimentação do batente traseiro, deixando as folhas sempre na posição correta. Assim, você faz o ajuste inicial do trabalho e a própria máquina vai repetindo o trabalho sem nenhum esforço.

As guilhotinas automáticas costumam ser muito maiores tanto em relação à sua dimensão quanto ao seu peso. Isto acontece porque precisa comportar mais maquinários.

Sendo assim, elas são ótimas opções para quem precisa cortar muitas pilhas de papel, porém, exige muito mais espaço do que os outros tipos de guilhotina.

É fundamental que você defina a quantidade de folhas que precisa cortar para saber qual tipo de guilhotina para cortar papel é ideal para você.

Qual a Guilhotina dos Seus Sonho 🙂 ? Comenta Aqui Embaixo:

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

2 comentários sobre “Tipos De Guilhotina Para Cortar Papel

Deixe Um Comentario