Quer Vender Artesanato Pela Internet?

Quer Vender Artesanato Pela Internet?

Quer Vender Artesanato Pela Internet?
5 (100%) 7 votes

 

 

Você já vem tentando ganhar dinheiro com seus artesanatos, porém sem sucesso, ou fica sem saber por onde começar?

 

Neste artigo, irei falar sobre a estratégia que, hoje em dia, vem gerando bons resultados para quem deseja começar a vender artesanato pela Internet ou àqueles que querem aumentar o número de encomendas.

 

Devo começar com uma loja virtual?

 

Veja, não basta você colocar seus produtos em uma loja virtual e achar que vai chover encomendas. Montar uma loja virtual é a primeira de duas etapas necessárias para vender artesanato pela Internet.  

 

O fato é que usar loja virtual é mais complexo principalmente para quem está querendo começar a vender porque além do investimento inicial para construir a loja virtual (hospedagem, registro de domínio etc.) você precisará dedicar tempo para a segunda etapa.

 

A segunda etapa é conseguir tráfego. Para gerar vendas você precisa ter um fluxo constante de visitantes interessados em acessar sua loja e, possivelmente, comprar algumas das suas peças.

 

Montar uma loja virtual é como se você estivesse abrindo uma loja em uma rua pouco movimentada, além de se preocupar em fazer seus artesanatos, você precisará desenvolver estratégias para atrair possíveis clientes.

 

Qual a melhor forma de começar a vender pela Internet?

 

A melhor é começar em lugares que já tenham movimentação natural de pessoas, como, o Facebook. Ele é a rede social mais acessada no Brasil e praticamente todo mundo que você conhece acessa, ao menos uma vez por dia.

 

Neste vídeo eu mostro algumas opções oferecidas pelo Facebook para quem deseja vender artesanato pela Internet:

Assista ao Vídeo
 

Antes de sair divulgando seu artesanato pelo Facebook evite os erros mais comuns:

 

        ►Erro 01: Usar o perfil pessoal para divulgar suas peças. Ao invés disso, crie uma fanpage e convide seus amigos para curti-la.

        ►Erro 02: Esquecer de definir bem seu avatar. Ao criar uma fanpage com o objetivo de realizar vendas você vai interagir com pessoas, por isso, você deve escolher com quem você quer se comunicar, por exemplo, noivas, mães, empresários, avós, mulheres cristãs etc. No final deste artigo explico melhor o que é avatar.

        ►Erro 03: Criar uma fanpage e só ficar divulgando seus produtos. Ao invés disso, post também fotos do seu ateliê, de você fazendo suas peças e outras coisas do seu dia a dia.

        ►Erro 04: Não postar de forma consistente na fanpage. Você deve postar todo dia de forma consistente e mesmo que falte tempo, você pode programar as postagens para serem realizadas automaticamente.

 

Como falei no vídeo o Facebook oferece 2 formas para divulgar seus artesanato: Uma é usando fanpage também conhecida como páginas do Facebook. Esta forma é gratuita e a única coisa necessária para começar é ter um perfil pessoal no Facebook. A segunda maneira é usando anúncios, esta forma é paga, e você pode começar com apenas 5 reais por dia usando um cartão de crédito ou boleto dentro da plataforma de anúncios do Facebook. Veja, caso você use a segunda maneira, é importante que você tenha os custos previstos com divulgação incluído no preço de venda do seu produto ( caso você não saiba como calcular o preço de venda leia esse artigo.).

 

# Como Criar uma Fanpage:

 

       Passo 1: Acesse sua conta do Facebook.

vender artesanato facebook_01

 

       Passo 2: Depois de acessar sua conta, clique neste link: https://www.facebook.com/pages/create/ . Será exibido a página abaixo:

vender artesanato facebook_02

 

Escolha a opção que melhor se enquadra no tipo de fanpage que você quer criar. Para artesanato geralmente as melhores opções são:

     ►Negócios locais ou local: Escolha esta opção se você tem um ateliê ou loja com endereço físico.

     ►Empresa, organização ou instituição: Escolha esta opção se você não quiser informar o seu endereço físico.

 

         Passo 3: Aqui você informa uma breve descrição da sua página, assim as pessoas saberão do que se trata.

vender artesanato facebook_03          Passo 4: Agora você coloca uma imagem que pode ser o logotipo do seu ateliê, uma foto do seu artesanato etc.

vender artesanato facebook_04          Passo 5: Adicione aos seus favoritos

vender artesanato facebook_05       Passo 6: Defina o público que você quer atrair ou clique em pular. Recomendo conhecer bem seu avatar antes de configurar esta parte.
       Passo 7: Para finalizar, clique em “curtir” e convide seus amigos. 

Fanpage criada com sucesso! Agora basta personalizar a capa.

 

DICA: A capa deve ser criada de forma estratégia, ela deve conter elementos que atraiam a atenção dos seus clientes e, ao mesmo tempo, façam com que eles percebam a qualidade dos seus produtos, gerando assim, curiosidade o suficiente para que eles queiram saber mais sobre você e seu trabalho, como, por exemplo, colocando fotos dos seus produtos, seus contatos, benefícios dos seus produtos, garantias, chamadas para ação etc.

 

Onde criar a capa? Você pode criar você mesmo usando o Pickmonkey. Ele é um editor de imagens gratuito, você mesmo pode usar (Clique Aqui).

 

#Tipos de Posts Que Você Pode Usar na Sua Fanpage

1. Status: É um post em formato de texto, você pode usar para passar alguma mensagem para as pessoas que curtiram sua fanpage.

 

2. Imagens: Imagem é um dos tipos de post que tem mais repercussão no Facebook, você deve dar maior prioridade a este tipo de post porque são mais compartilhados.

 

Veja alguns exemplos de imagens que você pode postar: Fotos dos seus produtos, conteúdo relacionado ao seu público alvo,  você fazendo suas peças, fotos do seu ateliê, foto de alguma nova peça que você esteja fazendo etc. Além de postar as fotos escreva sobre elas.

 

O tipo de foto postada vai depender muito do tipo de artesanato que você faça e também do público alvo, por exemplo, se seu público curte, compartilha e comenta mais fotos mostrando você produzindo suas peças, então este tipo de post você deve usar com mais frequência. 

 

Dica: Fique atento aos comentários! Através deles você irá notar se as pessoas estão realmente interessadas em comprar suas peças.

 

3.Vídeos: Os vídeos seguem a mesma ideia das imagens, você pode gravar você fazendo sua peça, mostrando seu ateliê, mostrando seu cuidado ao fazer a embalagem, mostrando a maneira certa de usar seus produtos etc.

 

Procure postar vídeos curtos com conteúdo interessante para seus fans e potenciais clientes.

 

4.Ofertas e eventos: Nesta opção você pode divulgar alguma promoção e também divulgar eventos que você esteja organizando, como, aulas, workshop etc.

 

O Facebook é muito poderoso para gerar vendas, porém você deve aprender a usar da forma correta, você deve saber com quem você vai se comunicar para criar posts que irão atrair pessoas interessadas nos seus artesanato e não perder tempo com postagens desnecessárias. É neste ponto você percebe a importância de conhecer seu avatar.

 

 #O Que é Avatar?

O Avatar representa seu cliente ideal, ele ajuda você a ser mais específico e tudo criado por você deve ser feito pensando em agradá-lo. Ele é um personagem fictício criado por você, mas ele representa uma parcela de consumidores com grande interesse em consumir seus artesanatos.

Ao criar seu avatar você deve especificar:

  • Nome
  • Idade
  • Nível de educação
  • Profissão
  • Salário
  • Estado civil
  • Se tem filhos
  • Quais são os interesses
  • O que ele faz no tempo livre
  • O Que ele assiste na TV
  • Qual revista e livro ele lê
  • Qual seus sonho
  • Quais os medos 
  • Onde mora
  • Etc.

 

Conhecer seu avatar permite trabalhar de forma estratégia, além de economiza bastante do seu tempo, dobra suas chances de conseguir vendas já nas primeiras semanas. Por isso é bom procurar informações que possam orientar você no desenvolvimento das estratégias certas para o tipo de artesanato que você produz.

Saber vender é uma das habilidades necessárias para quem faz artesanato, e você precisa desenvolver se realmente quiser transformar sua arte em uma fonte de renda.

Gostou Deste Artigo? Deixa um Comentário Abaixo:


Also published on Medium.

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

23 Responses to Quer Vender Artesanato Pela Internet?

  1. ana maria calazans silva disse:

    Estou adorando as dicas.Ainda não fiz minha pagina no face boock e estas orientações são de extrema importância para mim , que vou fazer minha página.Grata.

  2. Muito obrigada pelas dicas, Lucas. Valeu demais! Quero me tornar uma artesã profissional e vender meus produtos pela internet. Como não tenho dinheiro para fazer todos os cursos que necessitaria, conto com estas dicas que me ajudam muito. Mais uma vez, obrigada!! Que Deus o abençoe!

    • Lucas A C disse:

      O brigado pelo comentário, Jaqueline! Você está no caminho certo, o importante é aplicar e depois, quando chegar os resultados, investir para se aprimorar e crescer mais rápido.

      Abraços e sucesso!

  3. Adriana Cruz dos Santos disse:

    Todas as suas dicas são incríveis, suas aulas são apresentadas de uma forma muito bem explicada. Se já era apaixonada por materiais de artesanato me apaixonei mais ainda. Parabéns pelo este seu tão belo trabalho.

  4. mercedes pereira disse:

    Obrigada Lucas pelas dicas realmente a gente comete alguns pecados na divulgação dos nossos produtos. Mas tentarei melhorar.

  5. mariazezemaria zeze disse:

    parabéns, Lucas!

  6. Iara Neves disse:

    Oi Lucas, bom dia! Gostaria de agradecer pela generosidade de compartilhar conosco suas experiências! A parte de vendas é a parte mais difícil do fazer artesanato, no meu entender, e o seu artigo desmistifica isso. Obrigada mesmo!

  7. JOSEFINA AMELIA CAVALCANTE ARNONI disse:

    Legal. Parabéns. Vou tentar por em prática, já tenho loja física e estou interessada em uma loja virtual. Obrigado pelas dicas

    • Lucas A C disse:

      Oi Josefina, tenho certeza que você vai gostar desse outro caminho porque tem a possibilidade de expandir pra todo Brasil =)

      Obrigado pelo comentário.

      Abraços e sucesso!

  8. Tania Maria Gonçalves Brum disse:

    Parabéns. Muito boa as informações sobre como utilizar o facebook para vendas das peças de artesanato. Obrigado pelas dicas.

    • Lucas A C disse:

      Oi Tania, obrigado pelo comentário! Através deles que eu
      sei se esse tipo de conteúdo será útil. Com isso posso preparar mais material sobre o assunto.

      Abraços e sucesso!

  9. Parabéns, Lucas…conteúdo muito bom! Tenho muita dificuldades em vendas…sou insegura na hora de apresentar meus produtos, dar os preços e, agora, no face, definir meu publico alvo. Com isso fico protelando, protelando, ao inves de colocar as dicas em prática! Gosto mesmo é de sentar e fazer meus artesanatos! Obrigada por disponibilizar suas experiencias. Com certeza vai nos dando mais confiança e meios de nos colocarmos no mercado! Abraço!

    • Lucas A C disse:

      Oi Giovanna, que bom ver seu comentário. Uma grande jornada começa sempre com pequenos passos. O importante é por em prática, nem que seja 1 hora por dia ou mesmo por semana.

      Abraços!

  10. Cristiane Santana disse:

    Adorei as dicas, chegou na hora certa, tenho muitas dúvidas pois estou começando e estou insegura em relação as vendas.

    • Lucas A C disse:

      Oi Cristiane, dúvidas e insegurança são muito comuns no inicio. O importante é dar os primeiros passos.

      Obrigado pelo comentário =)

      Abraços!

  11. Mara disse:

    Adorei as dicas. Achei interessante e vai me ajudar a vender melhor meu artesanato.
    Um abraço

  12. Rose disse:

    Adorei as dicas!!!!

Deixe Um Comentario

  • Encadernacao-album-artesanato

O Que Dizem Alguns dos Nossos Clientes:

Aprenda Tudo Sobre Encadernação Artesanal 

Conheça o Livro "O Passo a Passo da Encadernação Artesanal" e aprenda todos os segredos.
Quero Saber Mais
Aprenda Como Cálcular Preço de Artesanato
Saiba Mais Aqui