Arte com Papapel

O que é scrapbook?

O que é scrapbook?
5 (100%) 2 votes

 

 

 

Se você trabalha com artesanato você já deve saber o que é Scrapbook, mas caso você seja um leigo, o percentual de você saber é um pouco menor, já que até a pouco tempo poucas pessoas falavam sobre ele.

Para algumas pessoas esse tipo de álbum de lembranças pode ser um pouco complexo para aprender a fazer, porém no decorrer desse post, iremos ensinar um passo a passo de como fazer um scrapbook do seu jeito, mas afinal, o que realmente é Scrapbook?

O que é Scrapbook?

album scrapbook

Em uma tradução livre, o Scrapbook é um álbum de recortes onde você pode guardar todo tipo de recordações, através do registro de histórias como fotos, cartas, pequenos itens, tudo para que você consiga registrar momentos de forma criativa.

Esse estilo de álbum é feito a muitos anos, estudos históricos dizem que a mais de 100 anos, mais precisamente em 1839, quando fotos e cartas eram guardadas no meio de livros. Porém, assim como qualquer outro objeto ele teve a sua evolução durante o decorrer desse tempo.

Atualmente existem indústrias especializadas, denominadas scrapbooking com centenas de matérias que podem ajudar na confecção desse tipo de álbum.
Os tamanhos podem ser variados, assim como as características e o manufaturamento.

Como fazer um Scrapbook?

Álbuns como o Scrapbook sempre tem um preço elevado para a sua criação, e mesmo assim, não é fácil fazer com que ele fique com a sua cara, afinal, para ele ter esse efeito ele precisa ser desenvolvido exclusivamente por você.

Pensando nisso, trouxemos um passo a passo de como fazer o seu próprio scrapbook.

 

ferramentas utilizadas para fazer scrapbook

 

Passo a passo para se fazer um Scrapbook

Passo I – Antes de começar a colocar a mão na massa, é preciso que você descubra qual tema você irá fazer para elaborar o seu scrapbook. Será muito útil isso no decorrer da sua produção. Você poderá fazer um álbum de recordações, um diário pessoal, um diário de viagem, álbuns de fotos, anotações e recordações.

Passo II – Depois de decidir como você irá fazer o seu scrapbook e qual será o seu tema, é preciso que você adquira os materiais decorativos que você irá precisar para emoldurar o seu álbum. Essas opções podem ser cartolinas, flores de papel, fitas de cetim, botões, glitter, adesivos, papéis decorados, perolas autocolantes, entre outras opções.

Passo III – Para que o seu álbum seja muito bem feito é preciso que você busque também por materiais que irão lhe ajudar a preparar e montar o seu scrapbook.
Essas opções poderão ser encontradas em várias papelarias, as opções vão de colas de tecido, fitas, tesouras específicas para artesanatos, régua até estilete para recortes específicos.

Essa etapa é importante também para que você escolha o seu caderno, ele pode ser de argola ou encadernado manualmente.

foto de um scrapbooking

Articulando e moldurando o scrapbook

Passo IV – Comece então a cobrir o seu scrapbook, a capa e a contracapa, usando de preferência a cola scrapbook, pois ela não irá enrugar o papel do seu álbum.
Aqui já ficará a sua escolha a forma que quer otimizar como, por exemplo, com tecidos, cola quente, cartolina para conseguir disfarçar as dobras e outros materiais.

Use estampas que sejam mais simples e discretas, pois você irá complementar com outros elementos. (Veja mais sobre combinação de cores nesse artigo)

Passo V – Para muitos essa é a melhor parte de decorar o seu próprio caderno. É importante que você tenha uma simples noção do que você irá fazer no seu livro de recordações. 

Para que você faça um bom trabalho, se dedique ao tempo de fazer alguns testes na capa do seu álbum para que você saiba como fazer no decorrer das páginas subsequentes.

É importante também que durante esse processo você busque por mais ideias de álbuns que possam lhe ajudar.

diversos adesivos para scrapbook

Passo VI – Assim que você tiver certeza de como você irá querer que o seu scrapbook fique você poderá então ir colando as molduras para que elas fiquem de forma adequada em cada uma das páginas que você escolheu.

É natural que quando terminar você considere ele uma grande bagunça em uma primeira olhada, mas com o decorrer irá ver que não ficou desta forma e será bem divertido compô-lo com suas histórias e lembranças.

 
Conclusão

 

Dentro do meio artesanal o Scrapbook é realmente uma ótima técnica para que você possa guardar lembranças, histórias, torná-lo um diário de imagens entre outras coisas.

As opções dadas durante o passo a passo mostraram que você consegue fazer rapidamente um lindo Scrapbook e sem a necessidade de gastar muito, pois cada um dos materiais pode ser utilizado durante todo o processo de criação.

A ideia é sempre você fazer o seu para que ele se pareça exatamente com a forma que você deseja. Com o nosso passo a passo acima, acreditamos ter ficado mais fácil o desenvolvimento dessa nova ideia de trabalho.

 

Fonte da fotos:

https://www.scrapbooking.com/

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Herramientas_para_Scrapbooking.jpg

https://www.femmeactuelle.fr/deco/loisirs-creatifs/idees-creatives-scrapbooking-00320

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

9 comentários sobre “O que é scrapbook?

  1. Bem simples e elucidativo, tem muita gente que não sabe que se pode fazer Scrapbook amealhando coisas que tem em casa ou comprando algumas, bem baratinhas, para complementar, o importante é desenvolver bom gosto nas escolhas.

    Grata Lucas, beijão.

Deixe um comentário