Arte com Papapel

Aprenda como divulgar suas peças e alcançar mais mercado

Marketing para Artesanato: Como Escolher um Nicho de Atuação

Marketing para Artesanato: Como Escolher um Nicho de Atuação
5 (100%) 2 votes

 

Fazer artesanato é uma atividade muito terapêutica e gratificante, mas também é a profissão do artesão. Quando o artesanato é sua fonte de renda você precisa pensar em todos os aspectos profissionais para possibilitar mais vendas.

Um dos aspectos profissionais mais importantes quando você trabalha com artesanato é a escolha de um nicho de atuação. Você já ouviu falar sobre nicho de atuação?

Nicho de atuação é uma escolha que o artesão tem que fazer entre todas suas habilidades manuais e artes que produz. Toda arte tem seus segmentos e escolher o nicho de atuação nada mais é do que centralizar suas produções dentro de um segmento.

Nem sempre é fácil fazer esta escolha, uma vez que seguindo a criatividade e seu lado instintivo você pode querer produzir de tudo um pouco. Porém, é uma escolha necessária para que seja possível alcançar o sucesso em seu empreendimento.

Neste artigo explicaremos detalhadamente o que é nicho de atuação e daremos dicas para facilitar sua escolha de nicho dentro do universo do artesanato.

O Que é Nicho de Atuação no Artesanato?

Estamos em uma época quase 100% digital, com o avanço das novas tecnologias, qualquer pessoa que queira expandir seus negócios precisa atentar-se e adaptar-se aos novos tempos.

Mesmo no mundo do artesanato é necessário esta adaptação. Apesar do artesanato ser uma prática manual tradicional, se você quiser obter sucesso precisa contar com a ajuda da internet e dos novos meios de marketing.

Dessa forma, se você tem uma loja online ou disponibiliza seus produtos para a venda em algum marketplace, suas chances de vendê-los aumenta bastante. Mas para fazer sua marca ficar gravada na mente dos clientes, você deve oferecer alguma especificidade.

Para oferecer esta especificidade e ser conhecido como a melhor escolha na técnica em que você utiliza, é importante que seus produtos sejam encontrados com facilidade pelos mecanismos de busca. Mecanismos de busca como o Google, por exemplo.

Então, para aumentar suas chances do seu artesanato aparecer nas primeiras posições do Google, você precisa demonstrar foco e especialidade em determinada técnica. Assim, fica mais fácil que seu produto seja considerado de qualidade e exclusivo.

O nicho de atuação contribui para que você, ao focar plenamente em uma modalidade de produto, invista toda a energia necessária para melhorar sua técnica. Dentro de um único segmento é possível evoluir a ponto de atingir a perfeição em determinada técnica e seus clientes notaram essa excelência.

Seu produto executado com muita qualidade será seu diferencial de concorrência e ter este diferencial é fundamental para destacar-se em meio à tantas opções de produtos feitos por outros artesãos. Então, se você se dedicar integralmente a um segmento, ou nicho de atuação, terá vantagens neste mundo competitivo.

Muitos artesãos podem pensar que ao escolher um nicho as vendas diminuirão. Porém, aumentar o número de variedades de seus produtos de diferentes segmentos não garante que a pessoa interessada em comprar chegue até eles. Portanto, ao focar em um nicho de atuação, você aumenta a possibilidade do cliente chegar até sua loja ou produtos.

Por este motivo, é importante que você tenha em mente que a prioridade é levar os clientes até sua loja ou produtos.

Como Escolher seu Nicho de Atuação no Artesanato?

O primeiro passo para você fazer uma boa escolha de nicho de atuação é você identificar quais são suas técnicas preferidas e em quais itens e produtos você prefere especializar-se. É importante que você escolha algo que você ama produzir, pois assim, todo trabalho ficará mais fácil.

O passo seguinte é analisar se você domina o suficiente as técnicas e habilidades necessárias para a realização dos produtos. Afinal, escolher algo que você ama fazer é importante, mas você precisa conseguir fazer com excelência e qualidade para conquistar os clientes.

Após definir suas técnicas preferidas e ter certeza se você possui tudo o que é necessário para realizá-las, você pode partir para a análise do mercado. Certifique-se de escolher produtos de um nicho rentável e de venda rápida. Lembre-se que suas escolhas podem te trazer um ótimo retorno financeiro.

É importante que você saiba que ao escolher um nicho de atuação você ganha muitas vantagens. A primeira delas é não ficar com estoque encalhado dificultando sua geração de renda. Ao escolher uma técnica específica seu estoque será somente o suficiente para vendê-los para seu nicho.

Outra vantagem é que ao dedicar-se para um segmento, pensando em um nicho de atuação específico, você aumentará as possibilidades de tornar-se referência naquele segmento. Sendo assim, conseguirá investir menos dinheiro, pois já garantirá a venda de seus produtos.

Você também economizará dinheiro, afinal, precisará de menos materiais. Além do ganho em dinheiro, ao focar em seu nicho, você ganhará tempo. Isso mesmo, pois produzirá mais em menos tempo! Portanto, analise suas opções e não deixe de escolher seu nicho de atuação.

Qual o nicho você esta pensando em atuar? Comenta aqui embaixo:

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

4 comentários sobre “Marketing para Artesanato: Como Escolher um Nicho de Atuação

  1. omo muitos atue em vários segmentos, mas me identifico muito com cartonagem , e eesa foi a primeira arte que aprendi ao iniciar com trabalhos manuais. E nesse momento estou voltada a me didicar a arte em papel . Grata pela direção que esse artigo nos da.

    • Oi Suzana, é sempre bom focar em um tipo de arte, assim vc pode se especializar e aprimorar as técnicas. Além disso dá pra experimentar coisas novas misturando vários materiais. Obrigado pelo comentário 🙂

  2. JA atuei em varios ninchos mas o que me identifiquei melhor foi com a cartonagem e a encadernação, e agora vou me dedicar de corpo e alma.
    Obrigada
    Darcy

    • Que bom Darcy, mas vc já tem algum publico em mente pra focar seus trabalhos? Por exemplo, peças pra aniversario, formatura, cha de bebe etc. é bom focar no nicho pra já ir desenvolvendo as técnicas e trabalhos para eles.

Deixe Um Comentario