Arte com Papapel

ideias de artesanato feito com papéis

Ideias de artesanato feito com papel

Ideias de artesanato feito com papel
5 (100%) 1 vote

 

 

Muito utilizado no meio artesanal por ser um material simples, barato, mas que contém grande serventia, o papel ganha força com a sua variedade e textura.
Em alguns trabalhos pode-se com facilidade fazer algumas mudanças com a diversidade da textura, modificando assim todo o trabalho.

É bem verdade que os objetos são bem comuns quando o material em si é o papel, entre eles está flores, animais, bonecas e até enfeites de parede. Pensando nisso, trouxemos alguns tipos de trabalhos que podem ser feitos com papel e um simples passo a passo. (Descubra papéis diferenciados  clicando aqui)

Ideias de artesanato feito com papel

Cortinas feitas com papel crepom

cortina artesanal feita com papel crepom

Para que você consiga fazer uma decoração com o papel crepom você irá precisar de fita colorida e fita adesiva dupla face, régua, tesoura, lápis. Já o papel crepom é escolhido conforme for do seu desejo. Separe todos os materiais que você irá utilizar.

Comece fixando uma fita na parede que irá delimitar onde ficará a sua cortina. Sem abrir o papel crepom ainda, marque por ele o tamanho das tiras de forma igual.
Corte então todas as tiras e depois cole essas mesmas tiras uma do lado da outra, com a fita dupla face. Para aparentar sofisticação coloque uma tira na parte de cima cobrindo as tiras e está pronta.

Existe outros modelos de cortina com papel crepom, entre eles está cortinas com papel crepom torcidas que costumam ser utilizadas em decoração de aniversários.

Flor para decoração feita de papel

flores de papel artesanal

As flores são definitivamente um dos principais objetos feitos com papel dentro do mercado artesanal, pois além de serem sofisticadas, para fazê-las não se tem grande trabalho, sem esquecer de mencionar que o custo também para desenvolver esse tipo de projeto é bem baixo e esse tipo de artesanato é sempre o mais buscado no mercado.

Utilizadas para decorar festas de pequeno, médio e grande porte e até mesmo para decorações em casa, elas também são vistas como uma ótima forma de lembrancinha em festas específicas.

Para que você consiga fazer uma linda flor é preciso que você tenha em mãos os seguintes materiais, que irão lhe auxiliar na execução:
Papel sulfite de várias cores, pincel, tesoura, cola de papel, palito de madeira, tinta e caneta.

Comece pintando o palito que será a haste da flor, ou seja, de preferência que a cor da tinta seja marrom, em seguida pegue o papel sulfite de diversas cores e use a caneta para demarcar o desenho das pétalas e recorte em seguida.

Junte todas as pétalas, uma a uma, fazendo o contorno e deixando um espaço no centro para poder ser o miolo.
Aqui você também pode fazer várias camadas na sua flor.

Ou seja, faça pétalas menores e vai colando sobre as outras, até ela ficar volumosa.
Após finalizada, você pode pintar se preferir, aproveite para corrigir alguns erros que possam ter sido cometidos.

Mascará de Carnaval

mascara de carnaval feita de papel

O período do carnaval é realmente muito festivo em diversas regiões, pensando nisso, a nossa última ideia não poderia faltar a máscara de carnaval, que além de ser uma forma de decoração, pode ser utilizada nesse período de festa.

Essa também é uma das opções de fazer com que as crianças coloquem a mão na massa, para que elas desenvolvam a criatividade juntamente com o educador ou até mesmo em casa em conjunto com a família ou amigos.

Para começarmos, você irá precisar de uma tesoura, cartolina, algum item do qual você terá que colocar para segurar a máscara, pode ser um elástico ou até mesmo um palito, que são as opções mais conhecidas, pape laminado, fita adesiva e cola, sem esquecer de mencionar as lantejoulas, fita para decorar a máscara e o brilho que podem variar com diversas cores.

Dobre a folha e desenhe apenas a metade de uma máscara, você pode escolher dois tamanhos, o tamanho médio para crianças e o grande para os adultos. É importante que você desenhe apenas metade para que elas fiquem de tamanho iguais.

Recorte a máscara e não esqueça a parte do olho. Com crianças por perto, use sempre tesouras sem ponta para evitar que elas se machuquem. Pegue a máscara e coloque sobre o papel laminado para que você faça uma máscara com as mesmas medidas, depois, recorte o papel e cole sobre a máscara em branco.

A finalização será ao seu critério, a forma que você preferir decorar, se você estiver trabalhando com crianças, deixe que elas façam do seu jeito, para que sejam mais participativas.

Conclusão

O artesanato ganha grande referência quando o assunto é o trabalho artesanal com o papel, pois existe grande diversidade na criação e na sua execução.
Alguns podem ser até mesmo para complementar na decoração de festas ou decorar objetos e paredes de ambientes. Acima mostramos apenas algumas opções de trabalhos artesanais, mas existe muito mais opções, que ajuda na criatividade de cada um.

Portanto, não tenha medo de ser criativa, atribua opções aos seus trabalhos e tente sempre fazer coisas novas, o artesanato de papel nos dá essa liberdade.

 

 

 

Fonte imagens:

  1. www.artesanato.culturamix.com
  2. www.caderninhodamamae.com.br
  3. www.elo7.com.br
  4. Pixabay.com

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

Deixe um comentário