Arte com Papapel

Divulgar artesanato usando internet

Dicas Valiosas Para Divulgar Seus Artesanatos

Dicas Valiosas Para Divulgar Seus Artesanatos
5 (100%) 1 vote

 

 

Para que qualquer empreendedor tenha sucesso em suas vendas, é fundamental elaborar uma boa divulgação. Você pode ter os melhores produtos do mercado e ser um profissional excelente, mas se o mundo não souber disso, seu talento ficará enferrujado e seus produtos estocados.

Com o artesanato não é diferente. As pessoas ao seu redor precisam saber do seu trabalho. Para isso você pode contar com alguns meios de divulgação que vão desde os mais clássicos até os mais atuais. Todos com o seu grau de eficiência bem definidos.

Uma das formas mais antigas de propagar seus produtos é o famoso “boca a boca”. Você comunica aos seus amigos e familiares que está trabalhando com artesanato e daí eles vão repassando a informação. Alguns acreditam que esse é o meio mais eficiente para ganhar credibilidade.

Pode até ser, mas o número de clientes a ser atingido pode ser muito limitado e bastante demorado. Além disso, será uma tarefa bem árdua mostrar seus trabalhos de um a um. Agora, se você fizer uso da Internet, suas divulgações, vendas e número de clientes vão alavancar de uma maneira surpreendente.

Como Divulgar Seus Artesanatos Na Internet

Em 2017 a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD – Sigla em inglês) divulgou um dado interessante. Em um relatório sobre economia digital, a UNCTAD anunciou que o Brasil está no quarto lugar no ranking de usuários da internet. São 120 milhões de internautas conectados no mundo virtual.

Pare e reflita sobre esse dado! 120 milhões dos brasileiros se encontram na internet. Um número gigantesco de pessoas está conectado no mundo virtual. Ou seja, isso significa que boa parte dos seus clientes está na internet! Por isso, é essencial que você a utilize na divulgação dos seus trabalhos. E para te ajudar nesse trabalho, vamos te apresentar uma série de ferramentas virtuais que você pode se beneficiar.

Facebook

Com mais de 2 bilhões de usuários, o Facebook é a rede social mais utilizada no mundo inteiro, segundo seu criador Mark Zuckerberg. Logo, ela se constitui como um instrumento poderoso para publicar seus trabalhos. Pois além de divulgar seus artesanatos você pode até mesmo vende-los por meio da rede. E ainda pode extrapolar as fronteiras do Brasil e atingir pessoas do outro lado do mundo!

Para isso, basta que você crie um perfil no Facebook e logo em seguida já pode gerar uma página na rede. E é nessa página que você irá publicar informações, fotos e vídeos sobre seus artesanatos.

O Facebook conta com uma ferramenta chamada Facebook Ads, que direciona suas publicações para o público certo. A partir de alguns critérios como idade, cidade, sexo, entre outros, você é quem escolhe a audiência que deseja atingir.

A partir de um orçamento de R$ 20,00, por exemplo, você já atinge um bom número de usuários com uma única publicação. Porém, não basta elaborar um lindo post com informações bem completas sobre seu produto e levar séculos sem publicar outro.

Você precisa entender que o Facebook é uma rede social, ou seja, é uma ferramenta de relacionamento. É fundamental estar atualizando sua página constantemente por meio de fotos, vídeos, novidades para atrair novos clientes… Criar promoções também é uma excelente opção para o compartilhamento de publicações, pois podem atingir ainda mais pessoas.

Instagram

O Instagram também é outra ferramenta de sucesso para divulgar seus produtos. Com 35 milhões de usuários somente no Brasil, o número de artesãos utilizando a rede para trabalho tem sido cada vez maior.

O Instagram é excelente para quem não larga o celular. Você pode tê-lo como aplicativo em seu aparelho telefônico e administra-lo na hora e no lugar que quiser. Ele está disponível na App Store, Goole Play Store e na Microsft Store. É só você acessar uma dessas lojas virtuais e baixar o aplicativo.

Depois de baixa-lo crie uma conta e preencha todo o seu perfil. Publique imagens e vídeos de boa qualidade para que seus artesanatos tenham uma aparência mais atraente. Também é importante que você envolva seus clientes através de promoções, concursos ou sorteios. Pedir a opinião deles sobre algum produto também aumentará o nível de relacionamento.

YouTube

Se você é uma pessoa comunicativa e se expressa bem na frente das câmeras, pode usar e abusar desta ferramenta. O YouTube é um site de compartilhamento de vídeos e considerado o segundo maior buscador da internet.

É cada vez maior o número de pessoas que assistem aos vídeos se comparado com os posts. Por isso, vale a pena gravar vídeos falando sobre seu trabalho. Você também pode filmar seu ateliê, onde trabalha e até mesmo todo o processo de fabricação do seu produto.

WhatsApp

O WhatsApp é sem dúvida a rede social que estabelece a aproximação entre cliente e artesão de uma forma mais eficiente. Quando você dá seu número do WhatsApp para um cliente ele vai entender que você confia nele.

A partir daí, qualquer novidade que tiver em relação aos seus produtos você pode informar aos seus contatos. O WhatsApp também disponibiliza um recurso chamado Status, onde você publica uma foto, informação ou vídeo de apenas 30 segundos sobre o seu dia. Muitos empreendedores tem tido sucesso com esse recurso.

Só tente estabelecer um equilíbrio com o trabalho e sua vida pessoal. O ideal é utilizar um número de WhatsApp somente para trabalho e outro número para família e amigos próximos. Quando for divulgar seus artesanatos em outros meios, coloque apenas o número de trabalho.

Com essas dicas valiosas você pode escolher qualquer meio para divulgar os seus artesanatos. Ou até mesmo, utilizar todos eles. Basta que se organize, crie conteúdo e planeje uma rotina de divulgação. Certamente, seus artesanatos terão um sucesso incrível.

 

Você já utiliza algum deles? Deixa um comentário abaixo dizendo como você faz para divulgar seus artesanato:

 

 

 

Fonte imagens:

www.pxhere.com

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

8 comentários sobre “Dicas Valiosas Para Divulgar Seus Artesanatos

  1. Oi, Lucas!
    Eu divulgo no Instagram e no WhatsApp. Só para amigos. Ainda não fiz uma página só para minha produção. Mas farei assim que puder ter uma infraestrutura para produção de estoque e para atendimento.
    Muito boas suas dicas.
    Obrigada por compartilhar!
    Maria Alice Rangel
    Encadernação Artística
    @malice.rangel_arte_feita

    • Oi Maria Alice, Que ótimo que vc já esta divulgando seus trabalho. É bom já criar aos poucos para seus trabalhos já ganharem visualização.

      Obrigado pelo comentário!!!

Deixe um comentário