Dicas Para Ganhar Dinheiro Com Encadernação Artesanal

Dicas Para Ganhar Dinheiro Com Encadernação Artesanal

Dicas Para Ganhar Dinheiro Com Encadernação Artesanal
5 (100%) 2 votes

 

 

Se você está precisando ganhar dinheiro e tem habilidade com trabalhos manuais você pode começar a trabalhar com encadernação artesanal.

A encadernação artesanal consiste em uma técnica de encadernar objetos como agendas, álbuns de fotografia, diários etc. Por ser um procedimento manual, a encadernação artesanal oferece total personalidade ao que é manipulado.

A encadernação artesanal está muito em alta ultimamente. A tendência do momento é o “faça você mesmo”. A ideia é que você possa fazer seus próprios produtos. Além de garantir economia, você pode também usufruir de um item que tem tudo a ver com a sua personalidade. Com a sua marca.

Se você achou interessante e gostaria de aprender mais como fazer renda extra aplicando esta técnica do artesanato, fique atento às ideias que lhe mostraremos a seguir.

 

# Para que serve essa técnica?

 foto de encadernacao artesanal ganhar dinheiro

O objetivo inicial da encadernação é a reunião de papéis soltos que se relacionam ao mesmo assunto. Livros e cadernos são bons exemplos. Com o tempo e a criatividade das pessoas, esta técnica passou a abranger mais duas funções:

  1. Conservação do conteúdo escrito.
  2. Conferir beleza a itens de papelaria como agenda e cadernos.

E aí é que começamos a falar de encadernação artesanal. É uma prática feita totalmente a mão, sem uso de máquinas. Com cores e apliques diversos que dependem da criatividade de quem está produzindo.

A encadernação artesanal possui diferentes modelos de costura como a brochura, modelo que mais conhecemos, o que proporciona variedade na confecção. Além disso, podem ser utilizados materiais como velcro, tecido, papelão dentre outros.

 

# Idéias de encadernação artesanal

 

  • Agendas: É um dos itens mais procurados e é também um dos procedimentos mais simples.
  • Planner: Um pouco diferente da agenda, o planner contém, além dos dias do ano, espaços para escrever sobre quase tudo na vida: séries que está assistindo, o que está estudando, planilhas de controle financeiro etc. 
  • Álbuns de fotografias: casamento, bebês, festas de 15 anos etc. Pode ser para presentear ou apenas para conservar de uma forma criativa os momentos felizes.
  • Cadernos de empresas: Principalmente se a empresa incentiva a produção própria e independente. Pode ser um ótimo local para oferecer seu produto de encadernação artesanal.
  • Trabalhos acadêmicos: É um serviço mais sóbrio, mas também com muita oferta de trabalho, devido ao grande número de universitários.
  • Livros de receitas. Reúna as receitas mais tradicionais que não podem faltar em datas festivas. Ou separe-as por tipos: doces, salgados, light etc. Deixe folhas em branco para anotações de novas receitas.
  • Diário alimentar: Manter uma vida saudável é objetivo de muita gente atualmente. Por que não fazer parte deste movimento que cresce a cada dia?
  • Caderno de assinaturas utilizados em chá de fraldas e outros eventos. Os convidados podem deixar por escrito o carinho pelos anfitriões da festa.

 

# Como aprender a fazer encadernação artesanal?

 

A encadernação artesanal é uma prática simples, porém exige habilidade e aprimoramento das técnicas aprendidas. Veja onde você pode aprender mais.

 

  • Cursos presenciais. Procure por lojas de artesanato no centro da sua cidade. Muitas delas oferecem cursos diversos.
  • Internet. Além de inspiração, você também vai encontrar alguns cursos online que podem ser assistidos no seu tempo livre.
  • Pratique muito em casa. Faça cadernos, pequenos blocos de anotações, faça para a família e amigos. A prática é a melhor forma de aprender.

 

# Características de quem trabalha com artesanato

 

O artesanato em geral é uma forma de trabalho e diversão que exige algumas qualidades de quem a pratica. Listamos algumas dessas características abaixo. Veja se você se identifica.

 

  • Habilidade. Apesar de ser uma técnica que todos podem aprender, o artesanato exige habilidade manual para a realização de um trabalho bem feito. Com a encadernação artesanal não é diferente.
  • Paciência. Afinal, todo o trabalho é feito manualmente e cada material tem seu tempo para secar.
  • Criatividade. É importante ficar atento às novidades, inovações, fazendo novos cursos e buscando inspirações para fazer um trabalho moderno e diferenciado.
  • Concentração. Algumas peças de encadernação, por exemplo, podem demandar foco, devido à delicadeza de detalhes e à diversidade de costuras.
  • Poder de negociação. Muitas pessoas, apesar de se surpreenderem com o trabalho de um artesão, tentam derrubar o preço do produto. Nesse caso, cabe a você decidir se vale a pena ou não fazer essa redução.
  • Dedicação. Dedicar atenção, tempo e carinho faz parte da vida do artesão não só na produção em si, mas também na aquisição de conhecimento.
  • Amor pelo trabalho. É preciso gostar do que faz. Por ser um serviço que demanda muitas qualidades, o artesanato deve ser encarado como uma realização profissional.

 

# Como comercializar seus produtos?

Faça a divulgação do seu novo trabalho. Avise à família e amigos que agora está trabalhando com encadernação artesanal e tenha sempre exemplares prontos para servir de amostra. Mais dicas:

  • Divulgue nas redes sociais. É uma forma muito prática e barata de oferecer o seu produto a uma grande quantidade de pessoas (Aprenda mais sobre divulgação em redes sociais clicando aqui).
  • Visite feiras de artesanato, participe de grupos. Conheça outras pessoas que também trabalham com encadernação artesanal.

 

Qualidade é importante

 

Ao escolher trabalhar com encadernação artesanal não esqueça de prezar pela qualidade do seu produto. Capriche no acabamento e nos detalhes. Utilize bons materiais. E converse bastante com o seu cliente até entender o que ele realmente deseja.

 A recompensa financeira vai depender muito da boa aceitação e da qualidade do produto que você oferece.

O trabalho de encadernação artesanal pode fazer parte de momentos muito emocionantes e importantes na vida de uma pessoa como casamentos, aniversários, colação de grau dentre outros. Isso é um grande estímulo para a produção de um material bonito e de qualidade.

Apesar de estar em crescimento, a valorização do artesão e de seus produtos ainda não é o ideal. Mas isso não é impedimento para você ganhar dinheiro fazendo artesanato. Principalmente se você gosta de trabalhar com isso. Aprenda as técnicas, comece a praticar e consiga sua realização profissional.

 

E então, gostou das nossas dicas? Não deixe de compartilhar com seus amigos. Um grande abraço e até o próximo artigo.

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

8 Responses to Dicas Para Ganhar Dinheiro Com Encadernação Artesanal

  1. Marlene disse:

    Adorei as dicas para a encadernação, parabéns!

  2. Cris disse:

    Amo tudo que vc faz.

  3. Elizete disse:

    Boas dicas, gosto de encadernação e me interesse em aprender, vou pesquisar mais e ver se me interesso em ingressar nessa área.
    Obrigada, pelas dicas.

  4. Gostei das dicas,sempre acompanho vocês e tento o máximo colocar tudo em pratica.Faça um texto com dicas de acabamento e produção com pouco custo para quem esta começando.

  5. Lauriana disse:

    Gostei * – *

Deixe um comentario

[icegram campaigns="2713"]
  • Encadernacao-album-artesanato

O Que Dizem Alguns dos Nossos Clientes:

Aprenda Tudo Sobre Encadernação Artesanal 

Conheça o Livro "O Passo a Passo da Encadernação Artesanal" e aprenda todos os segredos.
Quero Saber Mais
Aprenda Como Cálcular Preço de Artesanato
Saiba Mais Aqui
Paste your AdWords Remarketing code here