Arte com Papapel

Programando aulas de artesanato interessantes em atelie

Como Planejar Aulas de Artesanato Diferenciadas

Como Planejar Aulas de Artesanato Diferenciadas
5 (100%) 2 votes

 

Se você possui habilidades artísticas e faz lindos trabalhos manuais, provavelmente já considerou além de compartilhar suas artes com o mundo, dar aulas de artesanato.

Fazer artesanato é uma atividade terapêutica que serve não só para decorar sua casa. Esta atividade pode virar uma ótima fonte de lucro.

Além disso, a sensação de compartilhar técnicas, ideias e conhecimento é muito boa. Ver as pessoas felizes aprendendo e contribuindo para o mundo do artesanato é ainda melhor.

Você pode não ter começado ainda a dar aulas, ou pode já estar há algum tempo trabalhando com aulas de artesanato, mas saiba que é essencial sempre absorver mais conhecimento e renovar suas aulas.

Desta forma, vale a pena aprender com a gente sobre como planejar aulas de artesanato diferenciadas. Confira!

Aumente Seu Repertório

Procure sempre aumentar seu conhecimento e repertório. Para quem trabalha dando aula é fundamental ler bastante e ampliar o leque de referências.

Tente ler matérias, livros, ver vídeos e conversar com outras pessoas do universo do artesanato. Até mesmo conversas com seus alunos pode servir como inspiração para adquirir novas referências. (Veja aqui um livro indicado se aperfeiçoar no artesanato)

Conhecimento Teórico e Aulas de Artesanato Práticas

É importante planejar suas aulas de forma equilibrada para não serem cansativas. Equilibre doses de conhecimento teórico com as aulas práticas.

Você pode dividir a aula em duas partes. Uma voltada para a parte prática e a outra para o conteúdo teórico.

Caso não tenha muito conteúdo teórico para passar. Reserve o tempo para tirar dúvidas ou conversar com seus alunos sobre questões referentes ao artesanato.

Atualize-se

É importante acompanhar as novas tendências e atualizar-se. Tente inserir novas técnicas às suas aulas. Caso tenha algum material que está em evidência, adicione ele nas suas aulas práticas.

Converse com outras pessoas ou procure na internet para saber o que está bombando em relação ao artesanato. Conhecendo o que as pessoas querem aprender você pode oferecer ótimas aulas.

Materiais Adicionais

Para dar uma aula sobre alguma técnica específica você precisa saber quais materiais serão necessários, certo? Mas sua aula não deve contar apenas com estes materiais.

É interessante levar outros materiais para turbinar suas aulas. Livros para os alunos folhearem, vídeos que complementam suas aulas e apostilas adicionais, são alternativas que auxiliam bastante para sua aulas de artesanato diferenciadas.

Aulas Fora Da Caixa

Você já ouviu o termo pensar fora da caixa? É um termo essencial para quem trabalha com processos criativos, arte e educação. Mas dentro deste contexto você pode pensar em colocar em prática a expressão aulas fora da caixa.

O que são aulas fora da caixa? São aulas criativas que podem acontecer fora da sala de aula. Podem ser desde aulas pensadas para acontecer em outras áreas de convivência, até mesmo aulas realizadas em espaços artísticos como museus, oficinas e centros culturais.

Convide Pessoas

Um bom método para quebrar a rotina das aulas e deixar seus alunos bastante empolgados é convidar pessoas para abordar certos temas.

Pode ser algum artista especialista em determinada técnica para dar uma parte da aula ou a aula inteira. Ou até mesmo, alguém convidado para dar uma parte teórica ou apresentar algum trabalho.

São inúmeras possibilidades e vale a pena incluir alguma em seu planejamento para suas aulas de artesanato diferenciadas.

Inove

Se você tiver bastante conhecimento na área de artesanato pode inventar seus próprios objetos artesanais e técnicas. Ao adicioná-los suas aulas ficarão muito mais interessantes.

Seus alunos ficarão orgulhosos ao terem contato em primeira mão com algo criado por você. Ao dividir com os seus alunos suas criações você provavelmente deixará todos inspirados e satisfeitos.

Portanto, não tenha vergonha em apresentar ideias, materiais e técnicas inventadas por você.

Criem Juntos

Além de apresentar novas técnicas, materiais e ideias suas, aprenda a criar junto com seus alunos. Separe algumas aulas ou parte das aulas para vocês criarem novos artesanatos.

Disponibilize os materiais ou peça para os alunos levarem. Deixe que eles explorem os materiais de forma criativa até que surjam novos artesanatos. Este momento será muito importante para a constituição do grupo de artesanato e com certeza todos aprovarão a experiência.

Objetos Para Casa Feitos Com Artesanato

Não há dúvidas que todos os cômodos da casa podem ficar mais bonitos e personalizados decorando-os com artesanato. Não é mesmo?

Então, contemple no seu planejamento aulas de objetos artesanais decorativos para casas. Estes objetos costumam ser muito populares, então incluí-los em suas aulas pode ser bastante importante.

Aulas Com Materiais Do Cotidiano

Outra opção muito popular e que ajuda no planejamento das suas aulas de artesanato é colocar matérias primas que estão presentes no cotidiano. Por exemplo, embalagens de produtos, garrafas e caixas.

Lembre-se sempre que aulas de artesanato diferenciadas nem sempre precisam rejeitar a inclusão de aulas comuns ou populares. Afinal, você pode tornar uma aula popular em uma aula bastante única e personalizada. Portanto, mãos à obra e siga com criatividade!

Qual das dicas você mais gostou? Escreve aqui embaixo:

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

4 comentários sobre “Como Planejar Aulas de Artesanato Diferenciadas

  1. Gosto muito das suas dicas. Sou artesã há 19 anos, mas sempre gostei de artesanato.Já fui a muitas feiras, bem como já participei de várias feiras. Agradeço suas dicas e pergunto: o precifico é com vocês?

    • Oi Ana, fico feliz com seu feedback :). Os eventos de artesanato são sempre inspiradores. Se você tiver alguma dúvida sobre o Precifico pode me enviar um email (contato@artecompapel.com.br). Obrigado pelo comentário!!

Deixe Um Comentario