Arte com Papapel

faca em casa sua propria arrara para pendurar roupas

Dicas e Ideias Para Fazer Arara de Roupa Artesanal

 

Atualmente as pessoas estão ficando cada vez mais preocupadas com a organização e decoração dos cômodos de suas casas. Móveis planejados e otimizações dos espaços estão super em alta e quando o assunto é decoração de quartos a criação de um closet aberto é uma das opções mais desejadas.

Os quartos com closets abertos ficam super bonitos e funcionais. Mesmo em ambientes pequenos com pouco espaço eles são ótimas alternativas para otimização do espaço.

closet aberto

 

Todo mundo que assiste programas de televisão, séries ou filmes, provavelmente já viu pelo menos uma vez o closet aberto. E como é algo comumente associado aos artistas, várias pessoas deixam de fazê-lo, pois acreditam que é necessário gastar muito dinheiro.

No entanto, há muitas opções baratas para fazer um closet aberto, e uma das principais características destes closets são as araras de roupas. As araras de roupas são fáceis de ser encontradas e não costumam ser muito caras.

Porém, para quem gosta de fazer artesanato, vale a pena fazer arara de roupa artesanal em casa. As opções são bastante diversas com materiais também diversos. Os processos para fazê-la são fáceis e garantem um bom resultado.

Então, se você pensa em fazer um closet aberto ou apenas uma arara de roupa artesanal, confira neste artigo dicas e ideias para fazer sua arara de roupas e renovar seu ambiente!

Dicas para Organizar sua Arara de Roupa Artesanal

As araras de roupas atribuem um ar moderno e sofisticado para a decoração de seu quarto. É importante mantê-las bem organizadas para não perder esta grande vantagem.

Ao otimizar o seu quarto com as araras, você ganha espaço para se vestir, caminhar e limpar o seu quarto com mais conforto. Quando você opta por eliminar o armário com portas você elimina a preocupação com o espaço para abrir as portas interferir na passagem ou batê-las em outros móveis.

Utilizando arara de roupa artesanal, você facilita e agiliza o acesso às suas roupas e acessórios. Pois, visualizará suas peças, sapatos e acessórios para fazer as melhores escolhas de acordo com cada evento.

Além disso, a ventilação natural elimina cheiro de roupa guardada e evita o mofo. É importante não usar muito protetores plásticos, pois além deles deixarem o aspecto feio, eles evitam que suas roupas respirem. Portanto, só utilize-os nas roupas mais delicadas.

Caso você queira dar um ar mais alegre para sua arara, a dica é utilizar cabides coloridos com as cores de sua preferência. Eles deixam as araras com o ar mais divertido. Se o seu estilo for mais sóbrio e elegante, utilize cabides de uma única cor. Como apenas cabides brancos. Também tem a alternativa para as pessoas mais estilosas, como utilizar cabides pretos e brancos alternados. Sua arara ficará com muita personalidade!

Outra dica importante para quem quer ter uma arara é colocar ganchos na parede e caixas organizadoras de diversos tamanhos para guardar suas meias, lingeries, colares, cachecóis e acessórios. Para guardar seus sapatos você pode mantê-los em suas caixas.

Agora que você já sabe como organizar sua arara de roupa artesanal, confira a seguir como fazê-la de forma artesanal.

Ideias para Fazer sua Arara de Roupa Artesanal

cabideiro com pvc simples de fazer

A primeira ideia que daremos é fazer sua arara com cano PVC. Você precisará de canos de PVC com 40mm de largura. Anote com você os tamanhos que você vai precisar: 8 de 5 cm; 6 de 20 cm; 4 de 48 cm; 4 de 100 cm; e 2 de 65 cm. Os canos podem ser nas cores que você preferir. Para fazer sua arara você precisará encaixá-los utilizando conexões, você deverá utilizar 10 conexões do tipo T e 6 do tipo Joelho. No final, o resultado fica super estiloso.

escada de madeira para fazer arrara com o objetivo de pendurar roupas

Você também pode optar por um modelo de arara de roupa artesanal mais simples de fazer. Uma ótima ideia para este caso é utilizar uma escada de madeira deitada na horizontal. Para transformá-la em arara você pode pintá-la da cor que você quiser ou deixá-la de madeira com o ar mais rústico. Ela já vem pronta para ser arara, basta fixá-la na parede com a ajuda de furadeira, bucha e parafusos. É importante colocar uma mão francesa em cada uma das extremidades para ela ficar presa de forma mais firme na parede.

gualho de arvore utilizado para fazer cabideiro

Por último, uma ótima ideia, bastante simples é fazer sua arara de roupa com um galho de árvore. Para fazê-la você vai precisar de um galho que não seja muito grosso, pois lembre-se que seus cabides devem encaixar-se nele. Após conseguir o seu galho, basta fixá-lo da forma que você preferir. Você pode prendê-los com a ajuda de um suporte descendo do teto ou duas madeiras na vertical com base nos pés para ficarem equilibradas. Esta alternativa de arara é perfeita para as pessoas que amam estarem conectadas com a natureza. Se este for o seu caso, aproveite e faça agora mesmo!

 

Qual Ideia Você Mais Gostou? Comenta Aqui Em Baixo:

 

Fonte imagens:

  1. www.grosgrainfab.com/2012/08/ladder-closet-diy.html
  2. www.planb.annaevers.com/en/inspiracion-perchero-de-rama/
vendendo artesanato

Artesanato Para Vender: 7 Ideias Para Ganhar Dinheiro Com Arte

 

Fazer artesanato é uma atividade muito prazerosa e ela se torna ainda melhor quando você consegue ganhar dinheiro com ela. E tornar o artesanato uma fonte de renda não é uma tarefa tão impossível, como muitas pessoas acreditam.

Basta você definir se quer tornar o artesanato sua atividade principal ou apenas uma fonte de renda extra e colocar em prática alguns conhecimentos para aumentar suas vendas de acordo com o valor que você deseja ganhar. Como em outras atividades remuneradas, ganhar dinheiro com arte também envolve bastante trabalho. No entanto, vale muito a pena qualquer esforço.

Você pode já ter começado a trabalhar com artesanato e estar em busca de novas ideias para ganhar dinheiro com arte. Pode também estar procurando ideias para começar a produzir suas primeiras peças. Em qualquer um dos casos você encontrará aqui ótimas ideias para ganhar dinheiro produzindo peças artesanais. (Veja mais sobre divulgação de artesanato aqui)

Não deixe de conferir quais são os melhores produtos para começar a fazer suas artes. Separamos aqui 8 ideias de artesanatos com baixo custo inicial e ótimo retorno, pois a procura por estes produtos é muito grande. Confira!

Reciclagem para ganhar dinheiro com arte

Dinheiro com Reciclagem

Vamos começar pelas peças artesanais feitas com reciclagem, pois estas peças utilizam matérias primas que muitas vezes estão presentes em nosso cotidiano e não precisam ser comprados especificamente para o artesanato.

Objetos artísticos feitos com reciclagem fazem muito sucesso devido ao seu apelo ambiental e sustentável. Mas não é só isso, eles fascinam as pessoas devido à sua diversidade. Existem muitos objetos que ficam tão diferentes do estado anterior da matéria que causam deslumbre nos clientes quando descobrem qual material foi utilizado.

Além disso, geralmente são materiais fáceis de encontrar e bastante fáceis de manipular. E você encontrará inúmeras ideias na internet para fazer seus objetos. Todos ficam lindos e são muito diversos! Vale a pena colocar suas habilidades e criatividade em ação!

Feltro

Renda Extra com Feltro

O feltro é um material muito utilizado no artesanato. Muitas pessoas pensam que ele é um tecido, porém, ele é feito de papel e pelos de animais, como a lã através de um processo chamado de calandragem. É denominado TNT, ou seja Tecido Não Tecido, pois a calandra apenas compacta e não tece. Este material é super versátil e possibilita a produção de diversos produtos.

Você pode fazer guirlandas decorativas, carteiras, chaveiros, necessaires, enfeites, bichos e bonecas. Todos estes produtos possuem alta procura e podem fazer bastante sucesso de vendas. Invista!

Encadernação Artesanal

Encadernação Artesanal Para Vender

A encadernação artesanal é uma atividade muito gostosa para os artesãos preocupados com cada detalhe e excelência. Para fazê-la é necessário bons instrumentos e muita criatividade para personalizar os itens. Você pode utilizar a encadernação artesanal para fazer lindos skechtbooks, livros de receitas e caderninhos de anotações.

Curso Online Grátis

Se divirta fazendo um álbum artesanal que seus amigos irão amar


Também pode criar álbuns de fotografias que fazem bastante sucesso em temas como casamento, formatura e maternidade.  Eles funcionam muito bem em todas as ocasiões e são ótimas opções de presentes.

MDF

Caixas em MDF

Esta modalidade de artesanato nunca sai de moda. Está sempre na lista de presentes populares. As caixas em MDF são muito procuradas pelos clientes. Elas vendem bem e são bastante úteis. Além disso, funcionam perfeitamente como objeto decorativo.

Há diversas opções de revestimento para você fazer as caixas. Você pode utilizar papel, tinta, tecido, botões, fotografias, entre outros materiais para criar caixas bem personalizadas. Basta utilizar sua criatividade e colocar suas aptidões artísticas em ação para fazer caixas incríveis que servirão como presentes!

EVA

Bonecos em EVA

O EVA é um ótimo material muito utilizado em artesanatos. Ele fica perfeito em objetos artesanais e decorativos. Quem nunca viu um boneco de EVA ou algum objeto de EVA decorando festas ou cômodos das casas? E isto acontece porque ele é muito queridinho.

Dessa forma, vale muito a pena criar arte com EVA, fazendo lindos bonecos para decoração de festas ou quartos. Além disso, você pode utilizar os bonecos para criar chaveiros ou personalizar molduras de fotografias. É uma alternativa sem erro!

Bordado

Bordado

O bordado é uma atividade muito prazerosa que vem sendo retomado cada vez mais por grupos mais jovens e interessados em arte e artesanato. Ele é uma ótima fonte de renda e a procura vem aumentando cada vez mais.

Há muitas possibilidades de utilizar o bordado para ganhar dinheiro. Desde bordados em toalhas até quadrinhos feitos com esta técnica artística. Também é possível criar almofadas e panos para a cozinha. O bordado é super versátil e simples! Não deixe de tentar!

Pintura em Tecido

Pintura em Tecido

Quando se pensa em trabalhar com arte a pintura é uma das primeiras coisas que vem a mente e não deve ser desprezada. A pintura também pode ser muito versátil, pois você pode criar desde obras artísticas como quadros até fazer pintura em tecido para peças de roupas, almofadas ou panos de prato.

As pinturas mais populares são de paisagens e natureza morta. Você pode fazer lindas flores, frutas ou animais. Também pode criar pinturas geométricas e mais abstratas. Tudo dependerá do público alvo que você deseja atingir. Porém, a pintura à mão livre possui baixo custo e merece ser colocada em prática! Comece agora mesmo e boa sorte com os lucros!

 

 

Fonte das fotos:

  1. https://www.education.com/activity/article/soda-bottle-planter/
  2. https://www.education.com/activity/article/felt-orange-slices/
  3. https://diyprojectsforteens.com/diy-back-to-school-supplies/
  4. https://www.craftmunki.com/decoupage/super-simple-romantic-decoupage-box/
  5. https://br.pinterest.com/pin/374009944049558263/
  6. https://www.instructables.com/id/How-to-Hand-Embroider-Flowers/
  7. http://www.hamstech.com/blog/fashion-designing-practicals-fabric-painting-ideas/
monte sua rede de contatos profissionais na area do artesanato

A Importância do Network no Artesanato

 

Você já ouviu falar em Network? Caso ainda não conheça o termo, saiba que está perdendo um ponto muito importante para garantir o sucesso de suas vendas e reconhecimento de seu trabalho artesanal.

O Network corresponde à criação de uma rede de contatos para aumentar as chances do seu negócio pessoal decolar. Ou seja, ao criar uma rede de contatos você conseguirá expandir as possibilidades de alcançar suas metas e vender seus produtos.

A criação do Network abrange aquisição de novos clientes, propostas para fazer a exposição de suas peças artesanais, participação em feiras, novas parcerias e troca de informações e novidades do universo do artesanato.

Você pode reconhecer que já tem sua Network, mesmo que você não conhecia o termo. Mas também, este pode ser seu primeiro contato com este aspecto considerado tão importante para o mundo profissional.

De qualquer modo, é fundamental que você construa sua Network ou faça a manutenção da sua rede de contatos para conseguir êxito na vida de artesão. Então, vem com a gente para saber como criar ou manter sua rede de pessoas funcionando!

Como Criar Uma Boa Rede de Contatos

Para você criar sua rede de contatos você precisa estar atento ao universo do artesanato e estar presente e em contato com as pessoas da área. Sejam clientes ou outros artesãos, é fundamental não isolar-se.

Procure comunicar-se bastante, seja uma pessoa adepta das redes sociais e mantenha bastante contatos e relações com seus clientes e companheiros de profissão.

Tente perder a timidez e começar novas amizades com pessoas que também são apaixonadas por artesanato como você.

É importante estar presente nos grupos tantos pessoais quanto virtuais. Participe de feiras, eventos, cursos e workshops sobre artesanato. Entre nos grupos do Facebook e LinkedIn, saiba identificar em que local estão as pessoas que fazem ou simplesmente são admiradoras de artesanato. Estes são os locais ideais para você participar e frequentar!

Como Manter Seu Network

Uma vez que você já possui um Network deve se preocupar como mantê-lo, aqui daremos dicas essenciais para que você não perca as pessoas que estão na sua rede de contato.

A primeira delas é que você posicione-se de forma ética, procure não agir impulsivamente, nem tomar atitudes que podem prejudicar sua imagem social. Nesse quesito, é importante que você não fale mal das outras pessoas da área e evite ser uma pessoa tóxica.

Sua companhia deve ser agradável, não lote as caixas de entradas de e-mails, ou as mensagens do Facebook e Whatsapp dos seus contatos com propagandas impessoais das suas peças artesanais e trabalho. Faça divulgação de forma consciente e tente utilizar técnicas em que todos sintam-se exclusivos.

Continue participando dos grupos, não adianta apenas entrar em cada um deles, é importante manter contato e continuar trocando mensagens e novidades da área.

Também é fundamental continuar participando das feiras e eventos de artesanato. Continue comunicando-se com as pessoas e, se possível, expanda sua rede de contatos para atingir mais pessoas e conseguir muitos benefícios.

Benefícios Em Ter Boas Conexões

São inúmeros os benefícios em ter uma boa Network, se você parar para pensar por alguns instantes notará o quanto já evoluiu em sua carreira artesanal graças às suas relações interpessoais.

Se não fosse por tal pessoa que você se lembra, talvez você nunca teria entrado na área. Ou talvez não conseguiria ter participado de tal curso ou feira de artesanato.

A sua rede de contatos pode ser responsável pelo surgimento de novas oportunidades e pelo êxito da sua vida profissional.

Ao mesmo tempo estar em contato com pessoas com interesses em comum pode gerar inspiração e novos conhecimentos. Muitas vezes o fato de estar em contato com sua rede de contatos pode te ajudar a manter a motivação e o amor pelo artesanato vivo.

Além disso, é uma forma de ter momentos de descontração, mesmo que você esteja focado em seu negócios artesanais, conversará com pessoas diferentes e aprenderá coisas novas que provavelmente ajudará a deixar sua mente mais arejada.

Separe Momentos Para Participação Social

São as pessoas que permitem muitos benefícios para sua vida, você precisa ter consciência de que trabalhando de forma individual ou anti social seu negócio tende a estagnar.

Caso você seja uma pessoa muito tímida ou que não gosta de contato social, procure contratar pessoas que te ajudem a manter a divulgação de seu trabalho e sua rede de contatos funcionando, mesmo que seja virtualmente.

Você pode contratar pessoas da área de marketing e geração de conteúdo, para que administrem suas redes sociais e blogs. Porém, lembre-se que na área de artesanato é praticamente inevitável não ter contato com o cliente. Em qualquer área em que haja vendas de produtos, é extremamente necessário manter-se em contato com clientes já conquistados e também com novos clientes.

Sua Network dependerá profundamente da sua capacidade de ao menos separar alguns momentos para participar de ocasiões sociais. Portanto, não deixe de aproveitar as oportunidades!

Definindo objetivos no artesanato

Como Definir e Alcançar Suas Metas No Artesanato

 

Todas as pessoas que desejam atingir o sucesso seja na vida pessoal ou profissional, precisam atentar-se para a definição de metas. Ao definir metas você pode contar com estratégias para alcançá-las, facilitando assim a realização de planos e sonhos.

Quando você trabalha fora do mercado de trabalho tradicional é ainda mais fundamental saber traçar as metas e ter um compromisso em cumpri-las. Na maioria das vezes você é seu próprio chefe, portanto, precisa plantar e cultivar para conseguir colher os frutos de seu trabalho.

Para você definir suas metas precisa se organizar e saber analisar suas necessidades e objetivos. E para conseguir alcançá-las é importante ter muito foco, determinação e pensamento estratégico.

Na área de artesanato isto não é diferente. Sem foco, planejamento, organização e determinação, as possibilidades de o negócio descer por água abaixo infelizmente é muito grande.

E sabemos que no mundo em que vivemos é fundamental poder contar com uma renda que propicie qualidade de vida. Além disso, a satisfação quando conseguimos atingir nossas metas faz valer todo o esforço.

Então, hoje vamos ajudá-lo a definir e alcançar suas metas. Aproveite!

Definindo suas Metas Como Artesão

Para definir suas metas você precisa estar muito próximo e consciente sobre o seu trabalho, necessidades e sonhos. Procure colocar no papel o que deseja alcançar. Pergunte-se: quais são meus sonhos e como posso realizá-los? Tentar responder esta perguntando traçando metas com certeza pode ajudá-lo a alcançá-las!

Pense com atenção se o que você deseja alcançar é apenas condições para viver bem e pagar suas contas, ou se você tem objetivos maiores. Avalie o tamanho do seu sonho e esteja disposto para chegar até ele!

Defina quais são as exposições e feiras em que você deseja participar. Existe alguma que você ama e está sempre na sua cabeça expor suas peças nela? Se sim, insira nas suas metas, quantas você conseguir definir.

É importante ter consciência de que algumas metas mais gerais demoram mais tempo para serem alcançadas, mas você não precisa desanimar. Tente manter o foco e ter a sabedoria de que com esforço alcançará seus objetivos.

Para sentir mais satisfação defina metas menores e específicas, como pequenas tarefas, e aos poucos perceba suas realizações. Você pode incluir nestas tarefas, cursos de aperfeiçoamento que você ainda quer fazer e novas técnicas que quer aprender.

Considere todas as peças que já produz e pense qual sua meta de vendas para elas? Como fazer para conseguir vendê-las sem ficar com estoque encalhado? Trace ações e coloque-as em prática para ser bem-sucedida.

Avalie se você já pensou ou tem vontade de dar aulas de artesanato. Se a resposta for afirmativa, defina quais peças e técnicas você gostaria de ensinar e mãos à obra! Esta pode ser mais uma de suas metas.

Enfim, o mais importante é que você faça um processo de avaliação e autoconhecimento para saber com certeza quais são as suas vontades e quais atitudes deve tomar para realizá-las. Dessa forma, seu negócio vai decolar!

Realizando seus Objetivos

Uma vez que suas metas, objetivos e preferências foram estabelecidas agora você precisa passar para o estágio de realização. Nesta fase você precisará de muito foco e determinação.

Organize suas metas e veja qual será a primeira tarefa que você quer alcançar. Pense quais ações você pode tomar para atingir seu propósito. Muitas vezes depende apenas de você para conseguir realizar um objetivo!

No entanto, a realização de algumas metas dependem de outras pessoas. Se este for o caso, avalie com quem precisa contar e como fazer a comunicação assertiva e eficaz para gerar um bom resultado.

Há também aquelas metas que para serem alcançadas dependem de várias forças ao mesmo tempo. Então, nestes casos, defina exatamente com quais pessoas precisa contar e quais elementos serão fundamentais para a sua realização.

Ao se colocar em atividade, pensar e colocar em prática ações estratégicas, certamente você terá bons resultados. Se colocar em movimento é outra peça chave para garantia de seu sucesso. E não desanime caso demore um pouco no começo, continue tentando com afinco até conseguir.

Um passo muito importante que você não pode se esquecer é renovar suas metas sempre que necessário. Pare e avalie se a meta ainda faz sentido para você com o passar do tempo.

Este processo é importante porque com o tempo você pode mudar suas visões e desejos. Muitas vezes quando somos mais novos definimos metas e tarefas que nem sempre serão as responsáveis pelo nosso sucesso e felicidade. Sendo assim, é fundamental que você separe um tempo para rever e atualizar suas metas.

Seguindo essas dicas e conselhos com certeza você terá mais facilidade para definir e alcançar suas metas. Tenha consciência de seu potencial e não meça esforços para poder alcançar suas conquistas!  Desejamos para você boa sorte em todo processo e vida longa ao seu negócio!

Quais As Suas Metas Para Esse Ano? Comenta Aqui Embaixo:

Como Criar um Painel de Inspiração Para Fazer Artesanatos Criativos

 

Você já ouviu falar sobre painel de inspiração? Também conhecido como mood board ou painel semântico, é uma ferramenta utilizada por diversas área que trabalham com produção e criatividade. Então, também pode ser muito bem utilizada por todas as pessoas que fazem e trabalham com artesanato.

É possível criar diversos painéis de criação de acordo com cada trabalho que você desenvolverá. E você também pode ter um painel de inspiração mais fixo que funcionará sempre para situar você sobre tudo que auxilia na parte criativa de seu trabalho.

O painel de inspiração deve conter informações que você utilizará toda vez que estiver precisando criar algo novo, mas que continue se comunicando com suas preferências artísticas. Geralmente eles são compostos por um imagens, frases e textos inspiradores.

É importante que ele esteja por perto no momento em que você está produzindo. O ideal é deixá-lo em evidência no seu ateliê, escritório ou na parte da casa em que você costuma fazer suas peças.

Você também tem a opção de fazer um painel de inspiração digital, caso prefira ter tudo organizado digitalmente. E também pode optar por ter os dois modelos, físico e digital.

painel de elementos para ajudar na criacao de novas artes

Além de ser um painel que contribui bastante para manter a sua inspiração, fazer um mood board físico é ótimo, pois ele ajuda a decorar seu ambiente com tudo de mais relevante para a criação de seus artesanatos.

Sendo assim, vamos aprender a fazer lindos painéis de inspiração super criativos? Vem com a gente que você aprenderá!

Como Escolher o que Colocar no Mood Board?

Para montar seu mood board, ou painel de inspiração, você deve pensar quais são suas principais referências, o que te inspira para criar suas peças? Uma vez que você definir todas as referências fica mais fácil para começar a produção do painel.

Você pode colocar fotografias de peças que você ama, até mesmo aquelas produzidas por você. Pode também fazer uma seleção de imagens com trabalhos de outros artesãos e artistas que você admira.

Outra opção que ajuda bastante é pensar quais são as cores que você gosta de usar e combinar em suas peças artesanais. Você pode pintar e fazer seus estudos de cor no próprio painel de inspiração, assim terá um histórico de suas combinações para te inspirar.

Apesar do trabalho de artesanato ser mais visual, você também pode colocar frases, trechos de livros ou textos que inspiram você. Vale até colocar trechos de suas músicas preferidas, trabalhando com as letras você aproveita para treinar a caligrafia artística e brinca com a tipografia.

Materiais para Criar seu Painel

A opção mais comum de painel é aquele de cortiça que funciona muito bem para você colocar suas referências. Mas você também pode optar por alternativas mais criativas.

painel de cortica para fazer mood board

Um material que é bastante é o quadro magnético. Nele você pode colocar as imagens e tudo o que desejar utilizando imãs para prendê-los. Para personalizar seu quadro magnético ainda mais você pode pintá-lo com tinta acrílica utilizando as cores de sua preferência.

Outra opção de painel de inspiração bastante criativo é colocar um varal com o material de sua preferência e prender os papéis e imagens com pregadores. Funciona perfeitamente!

Também existe a opção de colocar uma grade de arame fino em seu ambiente de trabalho e adicionar as suas referências prendendo as imagens e papéis com pregadores ou clipes.

Há outras opções como colocar suas referências em blocos de papel ou telas que ficam em cavaletes. Enfim, existem muitas possibilidades para você criar seu painel de inspiração.

Criando seus Painéis Digitais

Existe também a opção de fazer seus painéis digitalmente. Você pode fazê-los em um processo de curadoria offline ou online.

O processo offline consiste em criar pastas em seu computador com suas imagens e referências inspiradoras. Este processo é bom porque em qualquer momento você pode carregá-lo com você utilizando pendrives, por exemplo. E tem a vantagem das imagens já estarem baixadas em seu computador, portanto, para acessá-lo você não precisará de internet.

Já o painel digital online você pode criar tanto pelo Google Drive, armazenando suas imagens em pastas, como em redes sociais como o Pinterest. Outra opção bastante bacana é criar uma pasta no Canva que é uma ferramenta para desenvolvimento de design gráfico, mas pode ser utilizada para armazenar referências.

Enfim, são muitas ideias e todas são muito vantajosas para quem precisa trabalhar com aspectos artísticos e criativos.

Vantagens em Criar um Mood Board

O painel de inspiração pode te ajudar bastante na criação de novas peças e também te ajuda a treinar sua percepção e lado artístico. Nele você contará com referências valiosas para você e seu trabalho.

As suas referências podem auxiliar bastante no processo de desenvolvimento criativo. Sem inspiração fica muito difícil criar qualquer arte. Dessa forma, o mood board ajudará você a sentir-se sempre inspirado.

Ao estar em contato com suas referências você consegue compreender melhor a identidade do seu trabalho artesanal. E consegue desenvolver cada vez mais produtos seguindo sua lógica de produção e criação.

 

Como Você Busca Inspiração Pra Sua Arte? Comenta Aqui Embaixo:

 

 

Fonte imagem:

http://www.anagoesgreen.co.uk/

divulgue sua marca em diferentes formas

Dicas de Branding Aplicadas ao Artesanato

 

Trabalhar com artesanato é uma oportunidade de conciliar uma atividade prazerosa com um negócio rentável. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, é possível sim viver de artesanato!

Mas para conseguir viver de artesanato é preciso utilizar algumas estratégias de negócios. A visão estratégica de negócios é algo fundamental para fazer seu artesanato bombar em vendas e reconhecimento!

É muito importante que você tenha consciência e encare a produção artesanal como sua marca e seu negócio. Estamos vivendo em um momento propício para o artesanato, pois as pessoas estão valorizando cada vez mais produtos feitos à mão e personalizados.

Estamos na época do consumo local e consciente, então, mais do que nunca você deve investir e acreditar na produção de suas peças artesanais. E para vendê-las deve contar com tudo que tem direito, marketing digital, divulgação, publicidade e propaganda.

E um dos aspectos fundamentais para fazer seu negócio decolar é a construção do Branding. Você já ouviu falar neste termo? O Branding é um termo da língua inglesa que refere-se à criação e consolidação da sua marca no mercado. Envolve todo o processo de gestão de sua marca.

O Branding é essencial para promover seu artesanato de forma profissional. E no artesanato a marca é a extensão da pessoa. Por este motivo, neste artigo, daremos dicas para você arrasar no Branding de seu artesanato! Confira a seguir!

Primeiros Passos

Para começar a fazer o Branding de seu artesanato você deve ter muita clareza na percepção de seu negócio. É importante saber quais são suas metas, objetivos e quais pessoas você deseja atingir, ou seja, defina quais serão as pessoas do seu público-alvo.

Tenha a definição do conceito de Branding bem claro na sua mente. É a construção da identidade da sua marca e dos seus produtos. Vai além da criação e utilização do logotipo, embalagens e produtos gráficos.

Tenha em mente que para fazer um bom Branding você deve considerar os lado imaterial de sua marca. No artesanato este fato é ainda mais fundamental, uma vez que a imagem de sua marca está diretamente relacionada com a imagem pessoal que você transmite.

Carinho nas Relações

Um aspecto do lado imaterial do Branding que tem bastante peso é a sua dedicação e carinho na forma de trabalhar e lidar com as pessoas.

O cuidado com a forma como você se relaciona com seus clientes e parceiros é fundamental para alavancar sua marca. Este aspecto pode ser o grande responsável pelo seu sucesso. Portanto, vale muito a pena se dedicar.

Faça as embalagens com bastante carinho. O seu capricho pode ser percebido até na forma como você expõe suas peças. Esteja consciente de que fazer seu trabalho com zelo e amor gera ótimos resultados.

Além disso, considere compartilhar sua história e criar uma relação afetiva, compartilhando seus valores e sonhos para a sua marca de artesanato. Portanto, tenha uma preocupação com o seu discurso e comunicação.

Criatividade e Identidade

Outro passo que precisa ser tomado logo no início é pensar de forma original e criativa. Para criar uma bom nome para sua marca ele deve ser atraente, fácil de memorizar e fácil de escrever.

Uma vez criado o nome você precisa registrar a marca para garantir que ela será sua. O registro é feito no INPI que é o Instituto Nacional de Propriedade Industrial do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Na sequência você deve criar com clareza sua identidade visual e verbal. Aplique o conhecimento da psicologia das cores e defina qual será a imagem aplicada nos materiais impressos e digitais.

Este passo contempla a criação do seu logo e das imagens que estarão presentes em seus materiais gráficos e digitais. Também é importante que sejam pensados de forma criativa e agradável esteticamente.

A identidade da sua marca precisa ter força, precisa ser marcante para se fixar na memória das pessoas. Dessa forma, não deixe de investir tempo, e se preciso, dinheiro, para a concepção de sua identidade visual.

Comportamento Ético

Uma parte que não pode ser negligenciada é o entrelaçamento entre sua imagem e sua marca. Então, é fundamental que você tenha cuidado na forma como se expressa e na maneira como se comporta.

Procure ter um comportamento bastante ético para que você possa representar sua marca com excelência. Não fale mal dos clientes nem de seus concorrentes. É importante que você trate a todos com respeito para não manchar e prejudicar seu Branding.

Manutenção

Após criar sua marca e divulgá-la é importante que você não se acomode e continue movimentando seu negócio. Tenha em mente que a gestão de sua marca deve ser feita em todos os dias e a todo momento.

Sendo assim, dê continuidade ao processo para conseguir conquistar seus objetivos. Mantenha seu discurso, ética e carinho. Continue se dedicando e mantenha o nível de qualidade em todos os aspectos da sua marca. Isto é colocar o Branding para artesanato em ação!

 

Você Acha Que Isso É Importante Pro Seu Artesanato? Comenta Aqui Embaixo:

 

artesanato para festas de graduacao

5 Ideias de Artesanatos Para Formaturas

A fase de formatura é uma época muito gratificante na vida de qualquer estudante. Todas as pessoas que estão em fase de se formar sentem-se muito satisfeitos e felizes por estarem finalizando uma etapa de evolução na vida.

Quando um estudante se forma é comum sentir muita vontade de compartilhar este momento de alegria com todas as pessoas que estiveram presente ao longo dos anos. É comum que hajam festas e viagens para comemorar o fim desta etapa primordial na vida de todos.

Sendo assim, para quem faz artesanatos a fase de formatura é uma ótima oportunidade para gerar peças artesanais que marquem esta fase na memória das pessoas. Podem ser lembrancinhas para serem entregues em festas ou itens decorativos para ficarem expostos na própria festa de formatura ou na casa do formando.

Então, se você trabalha com artesanatos e está procurando ideias de artesanatos para formaturas, este é o lugar ideal para você! Caso você seja um formando orgulhoso e que tem habilidades manuais e está procurando ideias para você mesmo criar peças artesanais, este também é o seu lugar!

Neste artigo, compartilharemos 7 ideias de artesanatos para formaturas com o passo a passo. Confira!

Formatura

Garrafinha com Mini Diplomas

A primeira ideia que daremos é para você fazer lindas garrafinhas preenchidas com mini diplomas em seu interior. Caso você seja o estudante também pode optar por preencher só uma parte da garrafa e contar com doações de notas de dinheiro para preenchê-la, assim você garante a diversão da festa e faz um fundo monetário para ser empregado em materiais de estudos e para a realização de planos.

Veja a lista de materiais necessários:

  • Folhas de blocos para recados (podem ser coloridas ou não)
  • Fita Twine
  • Tesoura
  • Pequena garrafa de plástico, vidro ou acrílico

O primeiro passo é cortar a fita twine em pequenos pedaços, de um tamanho suficiente para amarrar as folhinhas de papel. Depois de cortada em pequenos pedaços deixe-os separados em cima da mesa.

Na sequência enrole cada uma das folhas de blocos para recados, criando pequenos diplomas que devem ser amarrados com os pedaços de fita twine.

Pronto! Basta colocar os mini diplomas dentro da pequena garrafa e curtir sua festa!

Obs.; Caso queira fazer a versão com doações enrole uma ou duas notas como mini diploma para servir de exemplo para as pessoas doarem. Você pode até levar as fitas para ajudar as pessoas a criarem os mini diplomas.

Letras Decorativas

Letras Feitas com Papelão

Uma ideia bem bacana é transmitir mensagens com letras artesanais feita com papelão. Você pode utilizar papelão reciclável de caixas de cereal ou outras caixas presentes em embalagens de produtos. Veja a seguir os materiais necessários:

  • Fita dupla face adesiva
  • Papelão
  • Tesoura
  • Papel estampado
  • Cola

Cole o papel estampado no papelão. Depois desenhe com o lápis as letras que você deseja criar. Na sequência corte com a tesoura seguindo o contorno que você desenhou.

Escolha o local em que você colará as letras para formar a mensagem ou o nome do graduando. Cole a fita adesiva dupla face na parede que você escolheu, na sequência grude as letras na fita até fixá-las. Agora suas letras estarão lindas na parede!

Capa de Caderno ou Notebook

Capas para Caderno ou Notebook

Se a intenção for presentear os formandos, esta ideia é perfeita para você! Você aprenderá a fazer capas para caderno ou notebook, estes dois itens fundamentais na vida de um estudante ou recém-formado. Confira os materiais necessários:

  • Feltro colorido ou estampado
  • Tesoura
  • Agulha para costura
  • Linha para costura

Pegue o feltro e dobre-o no meio formando uma capa um pouco maior do que o habitual. Dobre as duas pontas para dentro da primeira dobradura, formando assim as abas que vão segurar o caderno ou notebook. Preste atenção neste passo, pois os tamanhos e a quantidade das abas variam de acordo com a ideia, se for para caderno serão duas e menores, se for para notebook será preciso apenas uma aba que servirá para envolvê-lo.

Costure com a linha e agulha para segurar a parte das abas. Dessa forma, você acaba de criar uma capa para caderno ou notebook artesanal! (Aprenda mais sobre encadernação clicando aqui)

Cap de Formatura

Chapéu de Beca ou Cap

Você pode criar um lindo chapéu de beca, também chamado de cap. É um símbolo icônico presente em quase todas as formaturas. Você precisará dos seguintes materiais:

  • Cartolina Preta
  • Cola
  • Tesoura
  • Fita de cetim ou linha de sua preferência

Comece cortando a fita de cetim  ou linha que será a decoração que ficará em cima do cap. Em seguida, corte a cartolina preta na forma de um quadrado e um pedaço menor em forma circular, este círculo ficará na parte de cima do cap para prender a fita de cetim ou linha.

Depois de fazer os primeiros processos, corte uma tira de cartolina e enrole na horizontal para formar a base do cap, cole as pontas. Pegue o quadrado e cole em cima da base em uma posição que remeta ao chapéu de beca.

Por último, cole a fita de cetim ou linha no centro do quadrado e termine de prendê-la colando o círculo de cartolina em cima dela. Seu mini chapéu de beca está pronto!

Jarra de Memória

Jarra de Memórias

Uma ideia bastante simples e criativa é fazer uma jarra de memórias. Além de serem decorativas e participativas, o formando ficará cheio de papéis com as melhores memórias. Você precisará de:

  • Jarra de vidro, plástico ou acrílico
  • Fita de cetim
  • Blocos para recados
  • Bloco auto-adesivo
  • Canetinha

Primeiro escreva com a canetinha a mensagem que deseja na folha de bloco auto-adesivo, pode ser “Jarra de memórias”. Em seguida envolva a fita de cetim na parte de cima da jarra e cole a folha de bloco auto-adesivo na jarra para prender a fita de cetim. Agora basta deixar os blocos para recados com a canetinha do lado da jarra para as pessoas escreverem as memórias! Aproveite!

Comenta Aqui Embaixo a Ideia Que Você Mais Gostou!

 

Fonte das fotos:

  1. https://www.makeandtakes.com/graduation-gift-ideas
  2. http://www.tomatoboots.co/14-ways-to-decorate-cardboard-letters/
  3. https://www.brit.co/diy-graduation-gift-ideas/
  4. https://www.makeandtakes.com/graduation-gift-ideas
  5. https://www.seventeen.com/life/tips/g2398/diy-graduation-party-decorations/?slide=11
propaganda de artesanato

Marketing Para Artesanato: Como Fazer Propaganda Das Suas Peças

 

Todo mundo que faz artesanato sabe como é importante garantir a venda das peças produzidas. Afinal, é muito frustrante ficar com excesso de estoque e ter a consciência de que o valor gasto com os materiais mais o tempo despendido não apresentou um bom retorno.

Além disso, as contas não esperam e a venda dos artesanatos garante o pagamento das contas e dívidas. Também permite que você continue comprando materiais para continuar sua produção.

Sabendo da importância das vendas de peças para você que faz artesanato, a dúvida que fica é “como garantir a venda das peças?”. E sim, há muito o que você pode fazer para aumentar suas vendas e divulgar mais o seu trabalho.

Para estas duas coisas acontecerem você precisa saber como o marketing para artesanato é importante. Muitas pessoas pensam que o marketing é algo só para agências e grandes marcas, no entanto, o marketing é essencial para quem produz qualquer tipo de trabalho artístico.

Por quê o marketing é tão importante? Porque ele é o responsável pela divulgação das suas peças. É ele que fará com que suas vendas sejam concretizadas. Ou melhor, é fazendo uso das estratégias de marketing para artesanato que você garantirá o sucesso de suas vendas.

Então, traremos neste artigo algumas destas estratégias de marketing e propaganda, para permitir que você obtenha êxito em suas vendas. Vamos conferir? 

Lojas Virtuais e Divulgação Das Suas Peças

Uma das estratégias que os artesãos e artesãs costumam utilizar é criar lojas virtuais ou expor seus trabalhos em algum site de vendas coletivo já existente.

Caso você já tenha feito este teste provavelmente já percebeu que só expor suas peças em sites não é o suficiente para garantir suas vendas. E você sabe porquê isso acontece? Acontece porque a concorrência é muito alta e a variedade de produtos é muito extensa.

Então, para você conseguir vender suas peças precisa expor seu trabalho e divulgá-lo através de diversos meios e muitas ações de marketing. Além disso, deve encontrar seu diferencial para aumentar as possibilidades de que seu trabalho chame atenção dos clientes.

Marketing e Suas Estratégias

Muitas pessoas têm um conceito errôneo do que é o marketing. Estas pessoas acreditam que marketing é sinônimo de vendas de um produto ou serviço. Mas apesar do marketing contribuir para as vendas ele vai muito mais além.

O marketing traça planos e ações antes, durante e depois das vendas. Ele serve para aumentar as possibilidades de vendas e, ao mesmo tempo, serve para direcionar seu trabalho. Sendo assim, o marketing para artesanato é a concepção, criação, execução e planejamento de vendas da suas peças.

Consiste em um trabalho de pesquisa e investigação do mundo do artesanato. O marketing para artesanato estuda os desejos dos possíveis clientes. Define em qual contexto social e econômico eles estão inseridos. E ajuda você a chegar até eles.

Uma vez que suas vendas já foram garantidas através das estratégias e ações de marketing, o próximo passo também é atingido por ele. Este próximo passo é o pós venda.

É importante ter em mente que uma vez que você vendeu suas peças para alguém, o ideal é que está mesma pessoa volte a comprar seus produtos. Além disso, é interessante poder contar com esta pessoa para fazer propaganda positiva de seu trabalho.

O cliente pode fornecer informações essenciais sobre seus produtos. E também contribui para que você saiba como pode melhorar e quais novos objetos artesanais pode criar. Ajudando você a alcançar novas demandas.

Como Fazer Uma Boa Propaganda?

Para fazer uma propaganda eficaz das suas peças, você precisa preocupar-se em atingir a excelência em seus produtos. É fundamental que seus clientes sintam-se muito satisfeitos.

Outro ponto fundamental para uma boa propaganda é tentar prever como proporcionar aos seus futuros clientes esta satisfação. Faça tudo o que estiver ao seu alcance para garantir que seus clientes farão uma propaganda em ação ao elogiarem seu trabalho e recomendarem para outras pessoas.

Tenha em vista que a relação com seu cliente é outro aspecto essencial para o sucesso de suas vendas. Procure estar em contato com eles, escute o que têm a dizer e for necessário faça modificações em suas técnicas e produtos para conseguir conquistá-los.

Estar envolvida com o universo do artesanato, com outras pessoas que produzem e participando de feirinhas e grandes eventos (veja aqui algumas) da área também contribuem bastante para seu êxito. É uma boa forma de propagandear de forma tranquila e descontraída.

Pense em todas as vantagens e especificidades de seus produtos. Ressalte as qualidades de cada um deles para que as pessoas sintam vontade de comprá-los. Garanta a satisfação de seu cliente, pois assim você também conseguirá satisfazer-se e alcançar os resultados desejados.

Fazendo Publicidade

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a publicidade não é a mesma coisa que a propaganda. É isso mesmo! Você precisa saber diferenciar vendas, marketing, propaganda e publicidade e utilizar todos estes meios para alcançar seus fins.

A publicidade tem a característica da comunicação em massa. Seu intuito é vender determinado produto ou serviço através de divulgação de informações massivas sobre eles. Ela funciona como uma extensão das vendas, da propaganda e do marketing.

Funciona como um direcionamento do cliente e dos futuros clientes, para que ele lembre-se da sua loja ou conheça seus produtos. A publicidade conta com a ajuda de ferramentas online, sites, redes sociais e outras mídias. Está presente em todos os meios de comunicação.

Você pode fazer publicidade de sua loja virtual, sites e produtos, através de anúncios pagos no Google, Blogs, Jornais, Facebook e Revistas. Todos garantem um resultado extremamente positivo.

Com todo este conhecimento em mãos você está pronta, ou pronto, para colocá-los em prática e colher os frutos de seu trabalho!

Como Você Costuma Divulgar Seus Trabalhos? Comenta Aqui Embaixo:

 

osso artesanal para caes

6 Ideias de Acessórios Artesanais Para Cachorro

 

Muitas pessoas consideram o cachorro o melhor amigo do homem, e não é para menos. Ele é um animal muito leal e alegra a vida das pessoas. Quando amamos um animal de estimação é comum queremos presenteá-los e, consequentemente, presentearmos a nós mesmos uma vez que ao vê-los felizes e confortáveis, ficamos ainda mais alegres!

Está ficando cada vez mais popular ter um Pet e o cachorro sempre foi uma das primeiras escolhas para quem deseja ter um animal de estimação. Isto acontece porque eles são muito fofos e bastante fiéis, amigos que duram para a vida toda, pelo menos em nossa memória.

Existem muitas opções de raças e até mesmo os famosos vira-latas são ótimas opções para todo mundo que tem vontade de ter um amigo de quatro patas. E eles ficam ainda mais lindos quando estão usando acessórios feitos por você!

Sendo assim, os cachorros por serem tão queridos não poderiam escapar das peças artesanais feitas com muito carinho para eles. Há muitas opções para presentear seu cachorrinho com acessórios artesanais.

Você pode criar acessórios para colocar no seu cachorrinho ou cadelinha. Também pode criar acessórios artesanais que sirvam para ele brincar ou ficar mais confortável. Todas as alternativas são ótimas para você escapar dos preços altos das lojas de Pets.

Neste artigo vamos conferir algumas ideias para você deixar seu amigo canino bem feliz. Apresentaremos ideias de acessórios artesanais para seu cachorro brincar e ficar mais fofinho. Não deixe de conferir as ideias e produzir seu acessório para cachorro artesanal!

Coleira Estilosa para caes

Coleira estilosa

A primeira ideia que daremos é uma coleira bem simples de fazer e super estilosa! Você precisará de:

  • Camisa com gola
  • Linha para costura
  • Agulha para costura
  • Tesoura

O primeiro passo é cortar com cuidado a gola da camisa. Na sequência verifique se fica do tamanho necessário para ficar no pescoço do cachorrinho. Caso esteja na medida correta, você já finalizou, caso esteja muito larga, basta ajustá-la com a agulha e a linha para costura! Pronto, seu cachorro ficará lindo com a coleira cheia de personalidade!

 

Almofada de feltro

Um material que é ótimo para ser utilizado em artesanato é o feltro. É um material super versátil e bonito, funciona muito bem para criar a almofada para seu cãozinho. Para fazê-la você precisará dos seguintes materiais:

  • Fibra de poliéster para enchimento
  • Feltro estampado ou colorido
  • Tesoura
  • Linha para costura
  • Agulha para costura

Primeiro você precisará dobrar o feltro no meio dando forma para a almofada. Na sequência, preencha o interior do feltro com a fibra de poliéster para enchimento.

Em seguida, costure os lados e a parte da ponta que ficaram abertos. Dessa forma, você criará a almofada! Este acessório é ótimo e super confortável para o cachorrinho!

Cama de Moletom para pets

Cama feita com moletom

Outra ideia muito legal para deixar seu cãozinho confortávelé fazer uma cama com moletom. Confira os materiais necessários:

  • Moletom grande
  • Fibra de poliéster para enchimento
  • Tesoura
  • Linha para costura
  • Agulha para costura

O primeiro passo é pegar o moletom e preenchê-lo com a fibra de poliéster. Em seguida, costure as pontas que ficaram abertas e arrume o moletom como uma cama. A dica principal é preencher as partes das mangas do moletom para que elas virem as bordas da caminha de cachorro!

Osso de EVA

Osso de EVA

Você pode fazer um lindo osso com EVA. Ele é um material atóxico, e isto é ótimo porque não causará nenhum mal nem para você nem para seu cachorro! Você precisará de:

  • EVA
  • Tesoura
  • Cola instantânea

Comece cortando o EVA em formato de osso. Corte um EVA em formato maior e outro em formato menor. Cole o osso menor em cima do osso menor. Pronto, o ossinho de EVA está finalizado e seu cachorrinho vai adorar brincar com ele!

Gravata para cachorro

Gravata de EVA

Como falamos anteriormente o EVA é um ótimo material devido ao fato de ser atóxico. Então, confira os materiais necessários para fazer uma linda gravata de EVA:

  • EVA
  • Coleira
  • Cola instantânea
  • Tesoura

Recorte o EVA fazendo um desenho de gravata com a tesoura. Cole a gravata no centro da coleira. É uma ideia super simples que deixará seu cachorrinho lindo e elegante!

Lacinho para animais de estimacao

Lacinho com fita de cetim e renda

Se você tem uma cadelinha e quer deixá-la super fofa, esta ideia é para você! É um processo bastante simples e que gera um resultado muito bonito. Veja os materiais necessários para criar o lacinho com fita de cetim e renda:

  • Fita de cetim da cor de sua preferência
  • Pedaço de renda
  • Tesoura

Corte a fita de cetim e a renda do tamanho que for mais confortável para amarrar o lacinho na sua cadelinha. Na sequência, entrelace a fita de cetim nos buracos da renda de forma que ela fique reta. E pronto, basta amarrar o lacinho na sua cadela! Ela ficará incrível!

Você Tem um Amigo de 4 Patas? Escreve o Nome dele Aqui Embaixo 🙂

 

Fonte das fotos:

  1. https://cheerfultimesblog.com/2015/03/15/crafts-diy-dog-dress-shirt-collar/
  2. https://www.hgtv.com/design/make-and-celebrate/handmade/how-to-make-a-wool-felt-appliqueacuted-pillow-cover
  3. https://www.handimania.com/diy/sweatshirt-pet-bed.html
  4. https://www.pillarboxblue.com/handmade-dog-toys/
  5. https://americanlifestylemag.com/create/upcycle/update-your-old-clothes-for-your-pet/
  6. https://artesanatonarede.com.br/gravatas-e-lacos-para-pet/
como ser professor de artesanato

Primeiros Passos Para Dar Aula De Artesanato

 

Se você produz peças artesanais, provavelmente já cogitou em algum momento dar aula de artesanato. Não é mesmo? É comum quem trabalha com artesanato pensar em dar aula, pois a demanda é muito alta. Dar aula de artesanato é uma atividade muito prazerosa e lucrativa, faz valer cada esforço.

Mas por onde começar? É necessário ter em mente que trabalhar com atividades educativas sempre exige bastante do professor. Antes de começar você precisa identificar se tem todas as habilidades que são importantes para conseguir dar aulas.

São muitos os passos que precisam ser dados e nem sempre o retorno vem de forma rápida. No entanto, dar aula e ter contato com os alunos é algo muito recompensador. Estar em contato com as pessoas interessadas em artesanato propiciarão para você muitas coisas boas. Existe uma troca infinita de repertórios e conhecimentos teóricos e técnicos.

Então, vamos conferir quais são os primeiros passos para dar aula de artesanato? Neste artigo daremos dicas para que você consiga entrar na área educativa, dando aulas maravilhosas que deixarão seus alunos super contentes e satisfeitos.

Por Onde Começar?

Para começar a dar aulas a primeira coisa que você precisa ter é a certeza de que conhece bastante as técnicas que ensinará. O ideal é que você faça aulas com as técnicas e conhecimento que domina bem, para não passar por problemas.

Procure perceber se você tem as habilidades específicas para explicar para as pessoas como fazer cada peça que pretende ensinar. É fundamental que você já tenha na sua cabeça o passo-a-passo de cada produto para conseguir ensinar seus alunos a produzirem.

Também é importante que você tenha muita paciência e saiba lidar bem com suas emoções. Muitas vezes os professores precisam ter bastante jogo de cintura diante das situações e reações dos alunos em sala de aula. Portanto, se você for uma pessoa muito passional e explosiva, pode enfrentar situações constrangedoras e prejudicar sua imagem.

Dessa forma, para começar, faça um processo de análise de seu conhecimento e comportamento. Assim, você conseguirá começar confiante que tem tudo o que precisa para dar aulas de artesanato.

Prepare os Materiais Prévios

Mesmo que você já esteja bastante confiante é sempre bom revisitar as técnicas e conhecimentos teóricos para a aprendizagem de artesanato. Faça pesquisas na internet, revisite livros e apostilas sobre o assunto. (Veja aqui alguns materiais para aprender mais sobre artesanato)

Veja os materiais que já produziu e busque suas anotações, tente absorver o máximo de conteúdo possível para que possa organizar e planejar suas aulas. Além disso, pode ser muito bacana ler sobre aulas didáticas e conteúdos pedagógicos.

Depois de revisitar seus conhecimentos e alimentar sua mente com outros conteúdos adicionais, é o momento de começar a preparar e estruturar como funcionarão suas aulas. Se quiser recorrer à materiais impressos para ajudarem em suas aulas, separe-os previamente e deixe-os organizados.

Caso resolva trabalhar com apostilas, comece a prepará-las e deixe-as organizadas também. Você pode definir quais serão os conteúdos dados em suas aulas e organizar cada apostila e material deixando-os separados de acordo com o tema das aulas.

Organize as Aulas

Com os temas e materiais em mãos, comece a traçar o planejamento e organização das suas aulas. Você pode começar a organizar pelo calendário de aulas, primeiro é necessário definir quantas aulas você deseja aplicar. O ideal é que consiga definir em quais dias e horários acontecerão as aulas. Quantos meses ou dias dará no total e a carga horária final.

Pense em todos os conteúdos que você selecionou para suas aulas e faça um cronograma de acordo com cada dia e tema. É muito importante ter este planejamento bem definido para que você possa se preparar para cada aula e passar para os seus alunos o cronograma no primeiro dia de aula.

Defina o Local da Aula

Um passo fundamental é definir em qual local você realizará suas aulas. Elas podem acontecer em algum espaço alugado ou reservado para você. Podem acontecer também dentro de Centros Culturais, Museus e Espaços Públicos que tenham uma área reservada para este tipo de atividade.

É importante saber que contar com estruturas prontas para dar aulas contribui bastante, pois nesses locais você encontrará o espaço necessário para as aulas serem confortáveis. Mesas, cadeiras, lousas, projetores, são algumas das facilidades encontradas em lugares propícios para as atividades educativas.

Caso você queira dar suas aulas na sua casa ou em seu ateliê lembre-se de listar cada material que precisará para que as aulas aconteçam. Não deixe faltar nada e preocupe-se com o conforto dos seus alunos, pois ninguém consegue apreciar uma boa aula em um espaço desconfortável. Preocupe-se também com a limpeza do espaço, pois a sujeira e mau odor podem atrapalhar bastante suas aulas.

Comece a Divulgar

Depois de cumprir com os passos que informamos anteriormente, você já está apto para começar o processo de divulgação das suas aulas de artesanato. Divulgue para as pessoas do seu círculo social e peça que ajudem você a conseguir alunos interessados.

Convide todas as pessoas que você considerar importante. Além disso, você pode contar com outros meios de divulgação, como fazer propaganda nas redes sociais ou mandar newsletter para lista de contatos, convidando os futuros alunos para participarem de seu curso, workshop e afins.

Após concluir o processo de divulgação, é só esperar as pessoas interessadas entrarem em contato para inscreverem-se. Depois de receber as inscrições é a hora de começar a dar suas aulas que serão maravilhosas!

 

Você Já Deu ou Pensa em Dar Aulas de Artesanato? Comenta Aqui Embaixo: