Arte com Papapel

dicas para torar fotos de artesanato

→ 5 Dicas E Truques Para Fotografar Artesanatos

→ 5 Dicas E Truques Para Fotografar Artesanatos
5 (100%) 2 votes

 

 

Para uma excelente divulgação é necessário que as fotos de suas peças artesanais estejam impecáveis. As pessoas são extremamente visuais. Elas são atraídas pelo que veem. Você pode elaborar um lindo texto, com todas as informações que o seu cliente precisa saber. Pode oferecer uma promoção irresistível e até mesmo uma boa garantia. Mas… Se a foto não convencer, a venda não será realizada.

Se o artesão utiliza a internet como principal meio de vendas então, aí mesmo que o cuidado com as fotos deverá ser redobrado! Elementos como luz, posição, fundo,… São fatores que fazem uma grande diferença nas fotografias. É por isso que neste artigo você vai encontrar 5 grandes dicas e truques que vão te auxiliar na hora de fotografar.

1. Conheça Sua Câmera

controle manual da camera

Para que sua foto saia com qualidade é fundamental conhecer muito bem as funções da sua câmera. Para isso, a leitura do manual será indispensável. Pode ser bem chato ler o guia do usuário, mas sem ele você jamais saberá o que sua câmera é capaz de fazer. Por exemplo, se sua câmera for das mais antigas, você saberá que a colocando no modo manual poderá brincar mais com efeitos na hora de editar as imagens.

Reserve um tempo e quando você estiver com bastante paciência e disposição teste toda a configuração da sua câmera. Algumas câmeras de celular disponibilizam efeitos como neve, retrato, pôr-do-sol que ajudam a dar um efeito especial nas fotos. Teste também a posição. Um bom posicionamento na hora de fotografar fará uma diferença enorme em suas imagens.

2. Saiba Usar A Luz Natural

uso da luz natural para fotos

Geralmente o flash é para ser usado durante a noite para iluminar a escuridão. Porém, apesar de iluminar a fotografia, a imagem não fica com uma qualidade tão boa. As fotos podem ficar com um brilho em excesso. Além disso, quando a foto é tirada durante a noite com a luz artificial, o limite entre sombra e claridade ficam bem definidos. O que resulta em uma aparência não muito agradável.

O ideal é que as fotos de peças artesanais sejam tiradas durante o dia. Aproveite a luz natural da manhã ou do fim da tarde. Você também pode tirar várias fotos ao longo do dia para ver qual momento que mais lhe agrada. Escolha um ambiente de sua casa que tenha uma boa claridade. Caso não tenha, você pode usar uma placa de isopor para rebater a luz sobre a peça de artesanato.

3. Preste Atenção No Fundo Das Fotos

use fundo de cores neutras ao tirar fotos de artesanato

Para que suas fotos saiam profissionais, você deve evitar usar fundos estampados e coloridos. Prefira fundos com tons neutros. O fundo branco é sempre o mais utilizado. Ele é como se fosse o padrão das fotos artesanais. Basta que você coloque a sua peça sobre uma parede ou uma placa branca. Alguns artesãos utilizam até mesmo um pano branco. Só tome cuidado com a tonalidade. Certifique-se de que ele esteja bem branquinho.

Porém, caso sua peça artesanal tenha grande quantidade de branco aí você pode optar por um fundo mais estampado. No entanto, faça uma escolha minuciosa da estampa. Tente fazer um bom contraste entre as cores do fundo e da peça. E nada de tirar as fotos em cima de sofás, camas, chão,… Preste atenção também se algum tecido está amassado, pois isso pode passar a ideia de relaxamento.

4. Faça Um Estúdio Caseiro

estudio caseiro para fotografar feito com papelão

 

Montar um estúdio caseiro é bem fácil. Você não vai precisar de muito dinheiro e nem de um grande espaço para colocar. Basta que escolha um espaço pequeno dentro de sua casa para que possa fotografar. Escolha um ambiente em que tenha uma boa claridade e que a limpeza do local possa ser bem feita.

Após, com o auxílio de um martelo, pegue dois pregos ou parafusos e pregue-os na parede, com uma distância de aproximadamente 1 metro entre eles. E prenda-os a uma distância de 60 cm do chão. Pegue um barbante e amarre-o nos pregos. Depois, coloque um tecido branco de 1,00 x 1,40 metros e prenda-o com pregadores. Ficará uma espécie de varal em sua parede.

Você poderá observar que o tecido não ficará reto junto à parede. Ele ficará com uma “barriguinha” no centro do pano. Essa elevação é quem vai fornecer um contraste de nível na foto dando a ideia de um fundo infinito. Suas fotos ficarão com um efeito magnífico.

5. Use Sua Criatividade

No mundo do artesanato a criatividade é 100% liberada. Você pode e deve abusar dela não só nas suas produções, como também em suas fotografias. Uma boa foto será fundamental para que sua divulgação tenha sucesso. Por isso, é que você deve colocar sua mente para funcionar e pensar bastante nos elementos.

Examine bem suas peças artesanais e tente encontrar elementos que possam compor sua fotografia. Por exemplo, se você tem um objeto de passarinho experimente tirar foto perto das árvores. Se vai fotografar bichinhos safári, coloque umas folhas naturas junto dele. Além de deixar a foto mais harmoniosa e alegre, você estará demonstrando um capricho especial em seu trabalho.

 

 

Fonte imagens

  1. www.pxhere.com
  2. www.pt.wikipedia.org
  3. www.Pixabay.com
  4. www.miniaturas.jiap.com.br

Arte Com Papel: Acreditamos Que Com Arte o Mundo Pode Ficar Ainda Melhor. Por Isso Compartilhamos Ideias Simples Que Podem Ser Feitas Em Sua Casa.

6 comentários sobre “→ 5 Dicas E Truques Para Fotografar Artesanatos

Deixe um comentário